Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
A abertura do Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses e os Jogos Escolares Mato-grossenses aconteceu na sexta-feira (21/6) no complexo esportivo Kayoko Tanaka. De acordo com informações do secretário municipal de esportes Claudécio Oliveira, o evento é uma realização do governo do Estado de Mato Grosso através da Secretaria de Estado de esportes e lazer com apoio da prefeitura de Alta Floresta.
O secretário ainda informou que o professor Marcelo Cruz, superintendente de Desporto foi enviado pela Secretaria de Estado de Esportes e lazer, para coordenar os jogos. A fase dos Jogos Regionais Mato-grossenses Estudantis que está sendo sediada por Alta Floresta, vai se estender até o dia 26 de junho.
O evento é classificatório para os Jogos Estudantis Estaduais que serão disputados de 12 a 18 de julho em Várzea Grande, e dos Jogos Escolares que terá sua fase final de 25 a 31 de julho, em Lucas do Rio Verde.
Claudécio ressaltou que é o 3º ano consecutivo de competição, sendo que neste ano houve quebra de recorde em termos de quantidade de municípios e atletas inscritos. Além de Alta Floresta, Marcelândia, Colíder, Peixoto, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Paranaíta, Matupá, Itaúba, Nova Canaã, Novo Mundo, Terra Nova, Apiacás, Guarantã do Norte, Carlinda e Nova Santa Helena, estão marcando presença nas competições.
A estimativa é que entre atletas, comissão técnica, dirigentes, organização e arbitragem o número de pessoas com participação direta nos jogos ultrapasse a 1.500 participantes. Em entrevista para o Jornal Mato Grosso do Norte, Claudécio informou sobre a dinâmica do evento.
“São 4 modalidades coletivas de 16 municípios do norte do Estado. Futsal Basquete Voleibol Handebol. Divididas nas categorias de 12 a 14 anos Masculino e feminina e de 15 a 17 anos, também masculino e feminina”, disse.
Jogos estão acontecendo no Ginásio Geraldo Ramos Pezão. Ginásio Chico da Brama Quadra da casa Pinard, Ginásio da Amorib, Ginásio da Escola Municipal Vicente Francisco Ginásio, da Escola Municipal Jardim das Flores, Ginásio da Escola Municipal Vilma Dias e Ginásio da Escola Estadual JVC.
Quanto a logística de atendimento aos participante, o secretário frisou que o ponto de refeição o salão de festas do Coração Missionário, no Setor G, alimentando mais de 1.600 pessoas em 3 refeições diárias.