-
Gonçalo Ramos marcou três na estreia internacional
-
Pepe, Raphael Guerreiro e Rafael Leão marcam em exibição de Portugal
-
Seleção de Fernando Santos enfrenta Marrocos nas oitavas de final no sábado
Portugal 6-1 Suíça
Gols: Portugal: Gonçalo Ramos (17, 51, 67), Pepe (33), Guerreiro (55), Leão (90+2) Suíça: Akanji (58)
Revisão da partida
Gonçalo Ramos acordou esta manhã relativamente desconhecido fora do seu país. O jogador de 21 anos descansará a cabeça no travesseiro hoje à noite depois de escrever seu nome no folclore da Copa do Mundo. O jogador do Benfica Ramos foi a surpresa do treinador Fernando Santos, escolhido à frente do homem que disputava o seu quinto Mundial, o incomparável Cristiano Ronaldo.
Que botas grandes para encher e, no final do jogo, Ramos precisaria de uma calçadeira para se espremer. Portugal foi irresistível, melhorou muito com duas vitórias constantes na fase de grupos sobre Gana e Uruguai, e foi Ramos quem começou a festa depois de 17 minutos. João Félix avançou para a área sem contestação, acabou alimentando Ramos, com liberdade para virar por Fabian Schar, que logo se arrependeu de sua hesitação. Ramos disparou um chute em saca-rolhas que passou por Yann Sommer no poste próximo. Não foi muito diferente do gol de Ryan Giggs na semifinal da FA Cup contra David Seaman em 1999.
O goleiro Sommer defendeu de Ramos e Otavio e o número 1 de Portugal, Diogo Costa, foi trabalhado por Xherdan Shaqiri na cobrança de falta, antes de Portugal marcar o segundo. Schar fez bem em desviar um cruzamento para trás, mas quando Bruno Fernandes cobrou o escanteio, Pepe, de 39 anos, correu para a entrada da área de seis jardas para cabecear Sommer e se tornar o segundo artilheiro mais velho da Copa do Mundo, atrás de Roger. Milla de Camarões.
Restou uma aparência de disputa entrando no segundo tempo. Isso foi até Ramos disparar para a trave próxima para converter um cruzamento rasteiro de Diogo Dalot, que passou por Ruben Vargas para acertar da direita.
Agora as algemas foram completamente descartadas. Raphael Guerreiro avançou da lateral-esquerda para completar uma jogada fluida com uma finalização conclusiva na rede. Manuel Akanji deu um consolo depois que Santos inadvertidamente ajudou um canto da Suíça ao segundo poste. Nunca houve um indício de Portugal trancando a porta dos fundos para proteger o que eles tinham. Santos aproveitou um passe de Felix para aplicar uma finalização completa e marcar o primeiro hat-trick na fase eliminatória da Copa do Mundo em 32 anos. Muita água – e jogadores de futebol de nível mundial – passaram por baixo da ponte desde então.
Rafael Leão entrou para enrolar em casa e completar a goleada. Momentos antes, Ronaldo, como reserva, correu para colocar a bola na rede, mas uma bandeira de impedimento interrompeu as comemorações. Não era a noite dele. Mas certamente foi uma noite que Ramos e Portugal inteiro jamais esquecerão.
Momento chave
Isso aconteceu às escondidas quando Fernando Santos decidiu deixar de fora Cristiano Ronaldo e garantir a estreia internacional a Gonçalo Ramos. Imagine as manchetes se uma seleção de Portugal ricamente talentosa, que atrai seus jogadores de alguns dos melhores times da Europa, fosse eliminada, com o superastro Ronaldo e suas 20 partidas como titular em Copas do Mundo e oito gols assistindo impotente do banco.
Isso foi em partes iguais uma aposta do erudito Santos e prova de por que ele é confiável para fazer as grandes ligações no comando de Portugal. O técnico de 68 anos está no comando desde 2014 e venceu o primeiro grande torneio do país na Eurocopa de 2016. Ele supervisionou mais sucesso na Liga das Nações da UEFA de 2019.
O Santos ganhou o direito de seguir seu instinto, então, e o técnico claramente gostou do que viu em um trio de aparições do Santos como reserva - o jogador de 21 anos estreou marcando fora do banco em uma vitória pré-Copa do Mundo sobre a Nigéria e jogou por 10 minutos combinados em partidas da fase de grupos contra Gana e Uruguai.
E quaisquer dúvidas externas sobre a escolha do Santos foram erradicadas depois de apenas 18 minutos, quando o atacante marcou um emocionante gol de abertura. O jogador do Benfica terminou a noite como o primeiro jogador com um hat-trick nas eliminatórias da Copa do Mundo desde Tomas Skuhravy, da Tchecoslováquia, em 1990. Santos teria confiado em seu próprio julgamento, mas como essa decisão foi validada por um jovem alcançando algo não- um conseguiu em 32 anos.
Principais estatísticas
Cristiano Ronaldo nunca marcou em uma partida da fase eliminatória da Copa do Mundo. O substituto Gonçalo Ramos precisou de apenas 17 minutos para marcar na primeira aparição do jogador de 21 anos nas eliminatórias.
Esta foi a primeira vez desde o play-off para o terceiro lugar em 1966 que Portugal marcou duas vezes em um jogo da fase eliminatória.
Pepe (39a 283d) é o segundo jogador mais velho a marcar na Copa do Mundo da FIFA depois de Roger Milla (42a 39d) x Rússia 1994.