Quinta-feira, 03 de Julho de 2025

Geral Segunda-feira, 27 de Maio de 2024, 09:14 - A | A

27 de Maio de 2024, 09h:14 - A | A

Geral / Alta Floresta

9º Comando da Polícia Militar lança a operação Cidade Segura

Operação Cidade Segura, de acordo com o Tenente Coronel Alessandro, o policiamento é mais intenso nos bairros e na região central da cidade



Ilson Machado
Mato Grosso do Norte

A Operação Cidade Segura, que faz parte do planejamento anual da Polícia Militar, sendo um desmembramento da Operação Comando Regional Seguro, desenvolvida através de um trabalho extensivo de segurança que abrange todas as cidades da região norte, teve uma de suas etapas lançada sexta-feira, 24, em Alta Floresta e contou com a participação de policiais que integram o 1º Esquadrão Independente de Policiamento Montado – Cavalaria de Nova Mutum.
De acordo com o Tenente Coronel Alessandro, comandante do 9º Comando Regional, a operação é uma contribuição no suprimento da necessidade de manutenção dos trabalhos da Polícia Militar em implementação e saturação e de estar presente nas ruas da cidade atuando na contenção da criminalidade.
Conforme o Tenente Coronel, a polícia já tem dentro do seu quadro de ações diárias e semanais, a Operação Cerco Total, a qual também teve mais uma etapa realizada durante o final da tarde de sexta, concomitantemente a Operação Cidade Segura, onde o policiamento foi intenso nos bairros e na região central da cidade, com a participação especial da Cavalaria, percorrendo as ruas centrais de Alta Floresta.
Unidades da PM de Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Apiacás, Nova Canaã e Colíder, estiveram disponibilizando policiais que vieram somar a tropa de Alta Floresta, aumentando assim, não só o efetivo, mas também a sensação de segurança pública e a presença policial junto a sociedade alta-florestense.
A cavalaria é um policiamento inédito no município. Pela primeira vez policiais montados em cavalos saíram às ruas para realizar o trabalho necessário de segurança. O regimento montado patrulha, aborda e realiza todas as atividades de uma equipe policial na rua. A unidade especializada ainda atua no policiamento ostensivo montado de choque para o restabelecimento da ordem pública.
O adestramento da tropa somado a imponência do porte físico do animal, causa forte impacto psicológico, diminuindo em grande percentual as chances de confronto. “A Polícia Militar de Mato Grosso está preparada fisicamente e equipada para atuar de todas as formas. Seja a pé, em veículos motorizados de duas ou quatro rodas, montada ou aérea, em helicópteros ou aeronaves na prevenção e no combate à crimes. E os resultados dessa atuação já pode ser constatado na redução do número de crimes com dolor, principalmente nos municípios subordinados ao 9º Comando Regional”, disse Tenente Coronel Alessandro.
“Aqui na nossa região, nós temos a divulgação dos dados estatísticos que vem do Observatório de Segurança da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) e temos a grata satisfação de o 9º Comando Regional, estar com redução de 42% nos casos de homicídio doloso - quando há intensão de matar - nós estamos com a maior redução desse indicador nesse momento. Então, estamos com esse resultado positivo. É uma forma de mensurar, além do furto e do roubo quem vem com redução de 15 a 17% no estado”, conclui Coronel Alessandro.

foto/ Mato Grosso do Norte

foto

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]