Sábado, 13 de Dezembro de 2025

Geral Segunda-feira, 02 de Junho de 2025, 10:15 - A | A

02 de Junho de 2025, 10h:15 - A | A

Geral / Mato Grosso

Gravou abusos: Vereador é preso suspeito de abuso sexual contra menor

Pesa contra o parlamentar, a acusações de abuso sexual contra menores, incluindo uma criança de 2 anos e uma adolescente de 15.  



Reportagem/ Mato Grosso do Norte

O vereador e médico Thiago Bitencourt Ianhes Barbosa, de 40 anos (PL), foi preso no sábado, 31, suspeito de abuso sexual contra menores e armazenamento de pornografia infantil. Ele é do município de Canarana. Pesa contra o parlamentar, a acusações de abuso sexual contra menores, incluindo uma criança de 2 anos e uma adolescente de 15.  

Segundo as informações do delegado Flávio Leonardo, a polícia foi nos endereços do vereador para cumprir mandados de busca e encontrou materiais envolvendo abuso sexual de crianças e adolescentes. O delegado explicou  que parte do conteúdo foi gravado pelo próprio suspeito, que recebeu voz de prisão em flagrante no local.

A investigação apontou que ele estava se relacionamento com uma adolescente e que a utilizava como “escrava sexual”. Além disso, a usava como instrumento para abusar sexualmente de uma criança de 2 anos. Há indícios de que o vereador usava sua posição de médico na saúde municipal, para se aproximar das vítimas, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade, conforme o delegado. 

Segundo o delegado de Canarana, Flávio Leonardo Santana, o investigado se utilizava da profissão de médico para ter acesso e se aproximar das vítimas, principalmente em situação de vulnerabilidade. As investigações apontam que ele estava se relacionando com uma adolescente que vinha sendo submetida a prática de escravidão sexual. Além disso, há fortes indícios de que o suspeito utilizava a menor como instrumento para abusar sexualmente de uma criança de apenas dois anos.

Com base nos elementos apurados, o delegado representou pelos mandados de busca e apreensão na residência e consultório do investigado, que foram deferidos pela Justiça e cumpridos em operação realizada no sábado, 2. Na casa dele, foram apreendidos diversos itens eletrônicos contendo imagens de pornografia envolvendo crianças e adolescentes, produzidas e armazenadas pelo médico e que também teriam sido divulgadas e compartilhadas pelo investigado.

As diligências continuam com o objetivo de identificar outras possíveis vítimas, bem como para esclarecer a real extensão e gravidade dos crimes praticados.

O vereador é formado em medicina pela Universidade de Cuiabá e está no segundo mandato. Em redes sociais, o político, identificado como bolsonarista, criticava o Governo Federal, o STF e a gestão municipal.  

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]