Sábado, 24 de Janeiro de 2026

Geral Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026, 09:26 - A | A

23 de Janeiro de 2026, 09h:26 - A | A

Geral / Pena máxima

Juri condena irmãos a 63 anos de prisão pelo assassinato de Raquel Cattani

Irmãos Romero Xavier Mengarde e Rodrigo Xavier Mengarde foram condenados pelo assassinato de Raquel Cattani, de 26 anos



Reportagem/Mato Grosso do Norte

O Tribunal do Júri da Comarca de Nova Mutum condenou, na madrugada desta sexta-feira, 23, condenou os irmãos Romero Xavier Mengarde e Rodrigo Xavier Mengarde pelo assassinato de Raquel Cattani, de 26 anos, ocorrido em julho de 2024.  Romero, ex-marido da vítima, foi condenado como mandante do crime, com uma pena de 30 anos em regime fechado e Rodrigo que cometeu o crime, segundo as investigações, pegou uma pena de 33 anos, 3 meses e 20 dias.

Os jurados acolheram integralmente a tese apresentada pelo Ministério Público, que sustentou que o crime foi premeditado e cometido de forma covarde, sem qualquer chance de defesa para a vítima.

A decisão foi tomada pelo Conselho de Sentença após um dia inteiro de julgamento marcado por depoimentos, interrogatórios e sustentações orais da acusação e da defesa. Os jurados reconheceram a prática do crime de homicídio e consideraram as seguintes qualificadoras: feminicídio, motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.

O deputado estadual Gilberto Cattani, afirmou que a condenação dos assassinos da filha, Raquel Cattani, é um alento para a família.

“É um alento. Uma sensação de que vão, pelo menos, pagar um pouco daquilo que fizeram de mal à sociedade, principalmente à nossa família. É um capítulo da história que se encerra. É um sentimento de alívio também. Eu não se se encerra, né? Não tem como encerrar, não tem como esquecer”, disse Cattani à imprensa após o júri.  

A mãe de Raquel Cattani sentou no banco das testemunhas. Bastante emocionada, Sandra Cattani contou a rotina da filha e o desespero de encontrá-la sem vida. Segundo relatou, a porta estava fechada.

Ao entrar, encontrou Raquel caída no chão.   Inicialmente, pensou que a filha pudesse ter passado mal, mas ao se aproximar percebeu que o corpo estava gelado e rígido. Contou que chamou a filha, mas entendeu que ela estava morta. Lembrou que não conseguia acreditar no que estava vendo.       

O caso

Raquel Cattani foi assassinada a facadas em sua residência, na zona rural de Nova Mutum, no dia 18 de julho de 2024. Segundo a acusação, o crime foi planejado por Romero, ex-marido da vítima, e executado por Rodrigo, irmão dele, mediante promessa de pagamento.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]