Ilson Machado/Mato Grosso do Norte
A guarnição da Polícia Militar de Nova Monte Verde, na quinta-feira, 7, por volta 19h30, recebeu uma denúncia anônima acerca de um possível crime ambiental, consistente na extração e transporte ilegal de madeiras, extraídas de plantas oriundas de reserva legal de uma fazenda.
Diante dos fatos narrados pelo denunciante, a equipe policial passou a realizar patrulhamentos na zona rural do município, com a finalidade de localizar o veículo informado na denúncia.
Os policiais seguiram sentido Paranorte (distrito de Juara), possível endereço da fazenda citada na denúncia e localizaram o veículo. Foi realizada a apreensão do caminhão com a carga e a prisão do suspeito.
O veículo estava carregado com 12 toras de diversas espécies, todas sem qualquer documento de origem florestal ou fiscal. Em conversa com o motorista, ele disse aos policiais que tinha ciência dos crimes ambientais perpetrados.
Diante disto, ele recebeu voz de prisão, sendo conduzido a quartel para registro e confecção do boletim de ocorrência, e por conseguinte, motorista e o veículo foram conduzidos a delegacia de Polícia Civil de Nova Monte Verde.
O motorista deverá responder por crimes ambientais (lei n.º 9.605/98) “transportar madeira sem licença”.