Terça-feira, 29 de Abril de 2025

Geral Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2024, 16:45 - A | A

31 de Janeiro de 2024, 16h:45 - A | A

Geral / Policiais civis participam de curso

Promovido pela Acadepol a qualificação foi ministrada para 17 servidores que serão multiplicadores



Assessoria | Polícia Civil-MT

A Academia de Polícia Civil realizou na segunda-feira (29.01) e terça-feira (30.01), o Curso de Instrutor/Multiplicador de Tecnologias não Letais, para policiais civis lotados nas delegacias da região metropolitana e no interior de Mato Grosso.

Durante a capacitação, 17 servidores foram treinados com exercícios de manuseio e disparo com a SPARK Z2.0, que é um dispositivo elétrico incapacitante que atua no sistema neuromuscular da pessoa, incapacitando temporariamente o agressor.

O curso de Instrutor/Multiplicador de Tecnologias não Letais, foi ministrado pelos instrutores da Condor, Coronel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo de Souza Soares e Alex Sandro Pires Morais.

Os instrutores apresentaram aos alunos o que existe de mais avançado em equipamento e insumos para o uso proporcional, seletivo ou diferenciado da força tais como, munições de impacto controlado, pimenta e lacrimogênia, lançadores AM 640 40 mm e AM 637 com alta precisão e efetividade, granadas explosivas indoor e explosivas outdoor, Sprays de pimenta e lacrimogênea e as granadas fumígenas coloridas para sinalização e salvamento.

Para o participante da qualificação, investigador Gleimater de Sousa Camilo, lotado na Regional de Barra do Garça, o curso demonstra a preocupação da instituição com a integridade física não só de seus policiais nas ocorrências, mas com a população de forma geral. “Esse conhecimento adquirido nesses dois dias, será repassado aos colegas para o uso desses instrumentos menos letal”, destacou o policial civil.

Conforme o diretor da Acadepol, delegado Fausto José Freitas da Silva, esse procedimento de atuação com uso de tecnologias não letais é uma tendência a nível nacional. “Esse curso no formato de multiplicador é muito importante, pois estamos formando aqui, profissionais que irão replicar esse conhecimento para nosso efetivo”, disse o diretor.

O delegado Carlos Francisco, coordenador de Polícia Comunitária, agradeceu o apoio da atual gestão da Polícia Civil, bem como da direção da Acadepol, na idealização e realização do curso de instrutores/multiplicadores de tecnologias não letais.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]