Reportagem/Mato Grosso do Norte
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado via 193, por volta das 23:47h, na noite de quinta-feira, 06, no Motel Oasis, na Rodovia MT 208, após uma moça informar que havia uma serpente no canto de um balcão, dentro do estabelecimento.
Após comparecerem ao local, foi realizada a captura do animal utilizando uma pinça, e em seguida colocando-a em uma caixa de captura apropriada, onde a levaram para a 7º CIBM. Em seguida, entraram em contato com um professor da UNEMAT para possível identificação do animal, na qual o mesmo informou que se trata de uma serpente da espécie “pseudoboa nigra”, popularmente chamada de muçurana ou cobra-preta.
Fato curioso é que a serpente que foi capturada tem a coloração mais branca do que preta. Animal dócil, semi-peçonhento (os dentes que inoculam a peçonha ficam no fundo da boca e não apresenta um canal perfeito para inoculação de veneno, apenas um sulco por onde a peçonha escorre), esta espécie é dócil e tem como defesa a sua coloração juntamente a seus hábitos noturnos, sua fuga é lenta e quando manuseada esconde a cabeça embaixo do corpo.
Possui uma grande importância na cadeia alimentar, pois controla a quantidade de pragas (roedores). devido a alguns tipos de aniquilamento a “pseudoboa nigra” está quase ameaçada de extinção.