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Opinião Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2017, 00:00 - A | A

21 de Dezembro de 2017, 00h:00 - A | A

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APRENDENDO BRINCANDO NA EDUCA



Para um melhor desenvolvimento no ensino/aprendizagem, as escolas atuais estão proporcionando atividades que auxiliem as crianças a pensarem e reorganizarem as situações que vivenciem no cotidiano.

O estudo sobre a brinquedoteca é importante, pois se acredita que a mesma é fundamental para o desenvolvimento da criança, para resolver problemas e alternativas para transformar sua realidade, pois é um espaço criado para favorecer a brincadeira e estimular crianças com baixo rendimento escolar e adquirir conceitos, socialização, respeito a regras e atenção.

Segundo Cunha (2007) “Nas escolas a criação da brinquedoteca será fundamental, pois é uma ferramenta pedagógica, contribuindo para o aprimoramento do ensino/aprendizagem e rendimentos escolares’.

A brinquedoteca é um rico instrumento nas instituições de ensino para despertar a criança através de um mundo prazeroso e satisfatório, que facilita a aprendizagem e também a socialização do aluno, sendo ainda um recurso pedagógico que irá auxiliar o educador a estimular a aprendizagem através do brincar, colaborando para a formação do educando, respeitando as especificidades da criança.

 

A brinquedoteca deverá ser utilizada pelos educadores e/ou responsáveis para desenvolverem a aprendizagem dos alunos através das brincadeiras, oficinas, jogos, estimulador motor e de raciocínio lógicos nas crianças. É objetivo de a brinquedoteca possibilitar o desenvolvimento mental, psicológico, social, físico da criança por meio do lúdico. Não devendo ser usada para induzir comportamentos colaborativos ou para forçar procedimentos, pois a criança será mais colaborativa, quanto mais relaxada e alegre estiver, o brincar livre e espontâneo deve ser priorizado e favorecido. (CARVALHO 2011, p. 28);

 

As atividades lúdicas fazem parte do dia-a-dia das crianças, e na escola, não poderia ser diferente.  A adoção das atividades lúdicas no processo pedagógico escolar para a criança deve fornecer informações que contribuem para atingir objetivos e estimular o desenvolvimento integral da criança. O objetivo deste trabalho é descrever a importância da inclusão da brinquedoteca no processo de ensino aprendizado escolar para o educando.

O interesse em elaborar o trabalho, ocorreu por acreditar que através do brincar a criança reproduz situações reais, ampliando sua capacidade de criar, pensar, falar e agir. Diante dessa realidade este trabalho tem o intuito de conscientizar educadores sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil.

A ideia do tema surgiu por acreditar que a  utilização de materiais diferenciados nas escolas deve desenvolver o ensino aprendizagem das crianças, através de atividades diferenciadas que auxiliam as crianças a pensarem e organizam situações que vivenciam em seu cotidiano deve possibilitar o aperfeiçoamento das habilidades e a construção de conhecimento da criança através das atividades lúdicas. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em uma das Escolas Municipais de Alta Floresta sobre temática brinquedoteca, como forma de embasar-nos teoricamente através da distribuição do questionário. Para maior contextualização e compreensão da abordagem sobre o tema, foi realizada uma pesquisa de campo com dez professores. Foi feita a pergunta: Você sabe o que é uma brinquedoteca?

As respostas descrevem que há importância da brinquedoteca na escola como espaço mediador da aprendizagem ao educando, e está em ser um ambiente para se desenvolver a ludicidade como ferramenta pedagógica, um espaço reservado e preparado para que as crianças passem momentos de lazer, um espaço onde se desenvolve a socialização e integração da criança, um espaço para desenvolver os aspectos cognitivo, psíquico e social da criança e um espaço para desenvolver atividades dirigidas com brinquedo e brincadeira.

 Os teóricos estudados e pesquisados foram: Oliveira (2002,) Cunha (2007) Machado (2001). Com esta pesquisa pôde-se perceber a importância da brinquedoteca como espaço pedagógico e seu valor para o desenvolvimento da criança, por estimular a criatividade e favorecer a formação emocional e intelectual.

Autoras: Angélica Wagner, Ironilda B. Vizzotto e Tâmara Castro S. Blanski

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