por Eduardo Rocha
Auto Press
Os modelos globais de motocicleta da Honda seguem uma lógica que acaba beneficiando o mercado brasileiro, independentemente da situação econômica do país. Isso porque o sistema de produção da maior fabricante de motocicletas do mundo envolve diversas unidades mundo afora. Por isso, sempre que um modelo é atualizado lá fora, mais dia, menos dia, ele acaba recebendo as mesmas evoluções por aqui. Foi o que aconteceu agora com a família CB 500, nas versões F e X, que chegou na Europa no fim de 2021 como ano/modelo 2022 e passa a ser produzida no Brasil na linha 2023.
Os modelos receberam uma série de aperfeiçoamentos, inclusive no gerenciamento do motor, que, segundo a marca, alteraram sutilmente o comportamento, com acelerações mais progressivas e sensação de força em uma faixa mais ampla. O motor bicilíndrico de 471 cm³ teve o sistema de injeção reprogramado e com isso a potência foi reduzida em 0,2 cv para 50,0 cv a 8.500 rpm, enquanto o torque perdeu 0,01 kgfm, para 4,53 kgfm, mas agora tem ponto máximo a 6.500 rpm, 500 giros abaixo de antes.
A maior mudança no modelo, no entanto, foi no sistema suspensivo. Na frente, os telescópicos invertidos de 41 mm da Showa – igual à usada na linha 650 ‑ passam a ser do tipo SFF-BG, ou Separated Function Fork Big Piston. Este sistema separa o trabalho de controle de compressão e descompressão, com a mola helicoidal em um garfo e de fluido hidráulico pressionado por um pistão grande em outro. Segundo a marca, esse sistema oferece um melhor controle do movimento da roda e melhora a dirigibilidade, incrementada ainda pela redução de 100 gramas no peso da roda dianteira. No eixo traseiro, a mudança na balança foi na construção da balança, em aço estampado, que ficou 1.100 gramas mais leve e 18% mais rígida.
A versão F recebeu a maior parte das modificações, com foco em melhorar a esportividade. A perdeu teve alívio de outros 650 gramas com uma nova roda traseira. Junto com outros elementos que ficaram mais leves, como o radiador, a versão perdeu no total 2 kg no peso final, para 174 kg. Com isso, a distribuição de peso do modelo também melhorou, com 50,3% atrás e 49,7% na frente (era de 46,8-53,2). Na versão X, a balança foi trocada, mas a roda traseira não foi alterada.
Na parte estética, as mudanças foram bem sutis. Os faróis de ambas as versões passam a ter seis núcleos de led – quatro no farol baixo e os seis no alto ‑, e ficaram mais potentes. Os piscas também passam a usar led. Outra mudança visível na versão F foi a adoção de freios dianteiros com disco duplo, o compartilhamento do para-lama dianteiro da CB 650 e as pedaleiras que passam a ser em alumínio.
Ambas as versões chegam às lojas a partir da segunda semana de maio com três anos de garantia. A CB 500F será oferecida nas cores vermelho, prata e cinza fosco por R$ 39.100, enquanto a CB 500X chega em vermelho, prata e verde fosco por R$ 41.600.