Reportagem/ Mato Grosso do Norte
Reportagem/ Mato Grosso do Norte
O prefeito Pastor Fernando assumiu a gestão em 01/02/2023 quando Carlinda possuía apenas 19 quilômetros de asfalto, e possuía asfalto apenas na zona urbana.
Carlinda demorou desde sua emancipação mais de vinte e cinco anos para ter 19 quilômetros de asfalto na zona urbana.
Desde que assumiu a gestão do município, o prefeito Pastor Fernando tem demonstrado uma gestão com planejamento estratégico.
“Quando assumi Carlinda, sabia que o principal desafio era conseguir fazer uma boa infraestrutura na cidade. Com muita economia e com um bom planejamento em 2024 conseguirmos fazer 18 quilômetros de asfalto na zona urbana, contemplando todos os bairros de Carlinda com pavimentação asfáltica”, relata.
Toda a pavimentação asfáltica realizada em 2024 foi com recursos próprios do município de Carlinda, economizados exclusivamente na gestão do prefeito Pastor Fernando.
Em 2025, Pastor Fernando demonstrou que uma gestão técnica e estratégica, traz bons resultados para o município e começou a realizar a pavimentação asfáltica na zona rural, nos setores de chácaras.
Ressaltando o planejamento estratégico, o prefeito Pastor Fernando diz: “Começamos a pavimentação asfáltica da zona rural pela Linha 23 e asfaltamos até depois do bar do Nil, para acabar com um problema grave que eram as duas piores baixadas da Linha 23. Se asfaltássemos somente até o cemitério, aquelas duas baixadas continuariam sempre dando problemas para manutenção”.
Para manter o asfalto em melhor condição e livre de tanta terra, o prefeito Pastor Fernando explica: “Asfaltamos todas as pequenas ruas vicinais da Linha 23, asfaltando a Estrada do Viveiro, então praticamente todo o setor de chácaras da Linha 23 está asfaltado, isso diminui a quantidade de terras trazidas pelos carros para cima do asfalto”.
Ainda no setor de chácaras, o Setor Maravilha também foi beneficiado com asfalto. “O Setor Maravilha é muito grande e sempre demandou muita manutenção. Por isso asfaltamos três quilômetros e meio, praticamente toda a estrada principal do Setor Maravilha”, observa.
São 12,5 quilômetros de pavimentação asfáltica feitos com recursos próprios na zona rural de Carlinda no ano 2025.
O prefeito Pastor Fernando comemora os resultados da gestão.
São 12,5 quilômetros de pavimentação asfáltica feitos com recursos próprios na zona rural de Carlinda no ano 2025
“Conseguimos asfaltar 30 quilômetros em Carlinda dentro de dois anos, tudo com recursos próprios. Já asfaltamos praticamente o dobro que todas as outras gestões juntas. Asfaltamos a zona urbana e já estamos na zona rural. Isso é Carlinda crescendo! ”, comemora.
O que Carlinda cresceu em infraestrutura nos últimos dois anos só é possível em razão de uma gestão técnica, visto que nenhum outro município construiu 30 quilômetros de asfalto com recursos próprios em dois anos.
Novas pavimentações asfálticas: 20 quilômetros em 2026
De maneira estratégica, desde que assumiu a gestão de Carlinda o prefeito Pastor Fernando elaborou projeto para 60 quilômetros de asfalto na zona rural, e busca os recursos para realizar essa pavimentação asfáltica no Governo do Estado de Mato Grosso.
Pastor Fernando se espelhou no Governador Mauro Mendes e explica: “Elaboramos projeto para 60 quilômetros de asfalto, para quando o recurso for destinado, não perdermos tempo. Sabemos que ninguém destinará os recursos para fazer 60 quilômetros de asfalto de uma única vez, mas é dever do gestor ter projetos prontos para quando o município for contemplado”.
Com o planejamento estratégico, o município de Carlinda foi contemplado com 20 quilômetros de asfalto para 2026. “O vice-governador Otaviano Pivetta, junto com o Chefe da Casa Civil Fábio Garcia, e o Governador Mauro Mendes, destinaram 10 milhões de reais para Carlinda, para realizar pavimentação asfáltica no ano de 2026”.
O prefeito Pastor Fernando relembra: “Fiz várias visitas ao Deputado Dilmar Dal Bosco, ao vice-governador Otaviano Pivetta, ao Chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, pedimos ao Governador Mauro Mendes e Carlinda foi contemplada com 10 milhões de reais para pavimentação asfáltica”.
O asfalto para a zona rural no ano 2026 será uma parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso e o município de Carlinda. O Governo do Estado de Mato Grosso destinará 10 milhões de reais e o município de Carlinda investirá 5 milhões de reais em serviços para fazer 20 quilômetros de asfalto na zona rural.
O prefeito Pastor Fernando diz: “Com esse recurso do Governo do Estado, juntamente com o recurso de Carlinda, asfaltaremos o distrito Del Rey, a Linha 12 iniciando na boca da Linha 17, passando na frente da Linha 15, na frente da Linha 13, no trevo da Calcinha, no Pau Janela, na frente da Linha D1, na Frente da Linha D2 até a Linha D3 e parte do Setor Bom Semeador”.
Conforme Pastor Fernando explica, o asfalto na zona rural é resultado de um planejamento estratégico: “Explicamos ao vice-governador Otaviano Pivetta, ao Chefe da Casa Civil Fábio Garcia e ao Governador Mauro Mendes, que Carlinda é um município com muitas pequenas propriedades, com grande parte da população na zona rural e que a pavimentação asfáltica na zona rural possibilita melhor condição de vida, e acelera o escoamento da produção agrícola. Nosso Governador entendeu nosso projeto e juntamente com sua equipe está destinando os 10 milhões de reais”, acentua o gestor.
A parceria do município de Carlinda com o Governo do Estado de Mato Grosso não deve ficar apenas nesses 20 quilômetros de asfalto. A gestão do município trabalha para que mais pontos da zona rural sejam contemplados com pavimentação asfáltica.
O prefeito Pastor Fernando ressalta: “Quando assumimos o município de Carlinda, as pessoas não imaginavam que poderia ter asfalto no setor de chácaras, na zona rural, hoje, em todos os pontos da zona rural já me pedem pavimentação asfáltica. Isso é a população vendo o resultado dos trabalhos e acreditando que é possível crescer de maneira ordenada e planejada, com muita economia”.
O prefeito Pastor Fernando destaca que o convênio é um recorde para Carlinda, sendo o maior convênio da história de Carlinda.
20 CASAS POPULARES: Governo Federal
A necessidade das famílias vulneráveis por uma moradia digna é um problema de vários anos que não pode ser colocado no esquecimento pelos gestores públicos.
O Governo Federal tem cumprido o seu papel na distribuição de recursos federais para a construção de Casas Populares. Contudo, depende de os municípios estarem aptos a receberem os investimentos do Governo Federal.
Para se ter uma ideia, já se passaram mais de 15 anos desde que Carlinda recebeu as últimas Casas Populares. E esse tempo todo sem receber novas Casas Populares é culpa do não planejamento e da falta de atenção de gestões anteriores com as famílias que necessitam de uma moradia digna.
Ao assumir a gestão do município, o prefeito Pastor Fernando buscou verificar a razão da não contemplação de Carlinda com casas populares e foi informado pelo Ministério da Cidades que, desde o ano 2012, Carlinda não tinha Conselho Municipal de Habitação atuando, bem como não tinha lista de beneficiários cadastrados e nem relatórios sobre a falta de Unidades Habitacionais.
A gestão do prefeito Pastor Fernando utilizou o ano de 2023 para solucionais todas as pendências com programas habitacionais do passado, bem como para reativar o Conselho Municipal de Habitação e para produzir os relatórios necessários que demonstram a situação de déficit de moradia em Carlinda.
Desde o ano 2012, Carlinda não tinha Conselho Municipal de Habitação atuando
No ano 2024 a gestão municipal, através da Secretaria de Assistência Social, realizou o protocolo perante o Governo Federal requerendo 50 Casas Populares para Carlinda. Em 2025 Carlinda foi contemplada pelo Governo Federal com 20 Casas Populares.
Em dezembro de 2025 o município de Carlinda assinou convênio com o Governo Federal para a construção das 20 Casas Populares e já lançou o processo licitatório para a seleção da empresa que construirá as 20 Casas Populares.
O município de Carlinda contribuirá com a construção das 20 Casas Populares com uma contrapartida de R$ 207.226,16. O Governo Federal realizará o repasse para a construção das 20 Casas Populares de valor de R$ 2.800.000,00.
O prefeito Pastor Fernando evidencia: “As 20 Casas Populares que o Governo Federal destinou para Carlinda serão muito bem recebidas e serão utilizadas pelos nossos munícipes. É certo que as 20 Casas Populares não solucionarão todos os nossos problemas, mas é o primeiro passo para irmos em busca de mais unidades habitacionais”.
Carlinda sofreu demais com gestões que não se atentaram para o déficit de moradia, deixando desde 2012 o Conselho de Habitação inativo, sem nenhum trabalho perante o Governo Federal para a conquista de unidades habitacionais.
Agora, depois de um trabalho que se estendeu de 2023 a 2024, Carlinda está novamente apta a receber unidades habitacionais do Governo Federal.
Mais moradia em Carlinda
Em busca de diminuir o déficit por moradia em Carlinda, o prefeito Pastor Fernando, juntamente com as vereadoras Sandra e Solange, os vereadores Nelo, Claudinho e Kennedy, buscaram junto ao Governo do Estado de Mato Grosso um convênio do Programa Ser Família Habitação, através do MTPAR, para a construção de 150 Casas.
As casas terão parte subsidiada pelo Governo do Estado de Mato Grosso e parte subsidiada pelo Município de Carlinda que deverá doar o terreno e fazer toda a infraestrutura necessária, sendo que caberá aos beneficiários realizar o financiamento dos valores restantes pela Caixa Econômica Federal.
O imóvel a ser utilizado para a construção das 150 casas está localizado na Rodovia MT 208 e a Prefeitura Municipal de Carlinda está realizando todos os trâmites necessários para o novo loteamento.
A alternativa encontrada pela gestão do município de Carlinda tem por objetivo atender aquelas famílias que buscam adquirir seu primeiro imóvel, e por vezes não possuem condições para uma aquisição a vista, ou não encontram imóveis em condições de financiamento.
O empreendimento deverá iniciar no mês de junho de 2026, com a abertura das vias públicas e início das obras de infraestrutura do novo loteamento. Posteriormente serão iniciadas as construções das unidades habitacionais.
No decorrer do ano 2026 a Prefeitura Municipal de Carlinda anunciará através de suas redes oficiais todos os prazos e locais para cadastro no programa.
O prefeito Pastor Fernando demonstra o trabalho calmo e contínuo: “Tudo está sendo feito com muito planejamento, com muita economia, pois depende de uma contrapartida do município, necessita de recursos públicos e somos um município pequeno. Então, nós só damos o passo conforme o município alcança. Dentro das nossas possibilidades, conversando com nossos vereadores de base, nós vamos avançando em obras que beneficiam a nossa população”.
Estradas rurais
O prefeito Pastor Fernando destaca que toda a zona rural do Município de Carlinda recebeu patrolamento no ano 2025. O patrolamento das estradas rurais é uma preocupação constante, visto que o tráfego de caminhões pesados escoando soja, milho, arroz, gado e madeira é constante.
Pastor Fernando assegura que as estradas estão trafegáveis, mas que com as chuvas constantes e o tráfego pesado é impossível manter estradas em perfeito estado nesse período. “Temos problemas sim, mas nossas estradas são excelentes no período de seca e são relativamente boas nesse período de chuva. Fazemos sempre de duas a três manutenções gerais no decorrer do ano e nesse período de chuva cuidamos dos pontos críticos”, observa.
O prefeito Pastor Fernando ressalta que os investimentos nas estradas rurais são altos e seguem um planejamento a longo prazo. “Desde que assumi, já substituímos seis pontes de madeira por aduelas de concreto. Somente a substituição de cada ponte custa em média 120 mil reais. Por isso, temos que fazer de maneira planejada. São 720 mil reais de investimentos somente na substituição dessas seis pontes por aduelas”.
Buscando um investimento mais econômico e com resultado de qualidade, o prefeito Pastor Fernando foi até a SINFRA em busca de novas soluções.
“Conseguimos um convênio com a SINFRA e o Governo do Estado de Mato Grosso nos repassará tubos ármicos para solucionarmos 12 pontos de alagamento nas estradas rurais. Os tubos ármicos que o Governo de Mato Grosso nos repassará estão avaliados em um milhão e duzentos mil reais. Se compararmos a instalação dos tubos ármicos com a instalação de aduelas, é bem mais rápido e mais barato instalar os tubos ármicos e os tubos ármicos duram em média 30 anos para serem substituídos”.
Carlinda: 2ª melhor Educação de Mato Grosso
O Município de Carlinda no ano 2025 chegou ao 2º lugar no ranking estadual de Educação no Programa Alfabetiza mais MT. Conforme o prefeito Pastor Fernando, alcançar o 2º lugar no ranking é o resultado do trabalho integrado da gestão municipal e dos profissionais da educação de Carlinda, juntamente com alunos e familiares.
Pastor Fernando relembra quando assumiu a gestão, em 2023 o município encontrava-se em uma situação desconfortável na Educação. “Conforme os índices demonstrados pela DRE (Diretoria Regional de Educação), ocupávamos a última colocação no ranking da educação da nossa região, e praticamente nem aparecíamos no ranking estadual da educação”, relembra.
O prefeito Pastor Fernando ressalta que os investimentos e a valorização dos profissionais da educação foram passos fundamentais para atingir os resultados almejados. “Quando em 2023 a DRE me apresentou os resultados da Educação de Carlinda, eu coloquei como meta junto com os profissionais da educação, evoluir e transformar a educação de Carlinda. Graças ao trabalho dos profissionais da educação alcançamos o 2º lugar no ranking estadual e agora a meta é manter o bom desempenho”.
E não é só a Educação para crianças, adolescentes e jovens que foi priorizada na gestão do prefeito Pastor Fernando. Carlinda aderiu ao programa Mais MT MUXIRUM, do Governo do Estado de Mato Grosso, para alfabetizar a população que está além da idade escolar comum.
Graças ao trabalho dos profissionais da educação alcançamos o 2º lugar no ranking estadual
Através do programa Mais MT MUXIRUM, pessoas da terceira idade estão sendo alfabetizados em Carlinda, o que contribui para a dignidade humana conforme o prefeito Pastor Fernando relata. “No dia 09 de dezembro tivemos a formação do primeiro grupo de pessoas da terceira idade que hoje estão alfabetizadas e alguns vão fazer novo documento de identidade e colocar: alfabetizado. É uma honra para uma pessoa poder mudar seu RG para alfabetizado”.
A educação continuará sendo uma das principais bandeiras da gestão municipal de Carlinda, continuando transformando vidas e preparando crianças e adolescentes para um futuro com melhor qualidade de vida.
Hospital Municipal
Em 2025 Carlinda foi contemplada pelo Senador Jayme Campos com quatro milhões de reais para a construção de um Hospital Municipal. O Hospital Municipal será a maior construção da história de Carlinda e custará oito milhões de reais.
O Chefe da Casa Civil, Deputado Fábio Garcia compreendendo a importância do Hospital Municipal para Carlinda, destinará dois milhões de reais para a construção.
E completará os recursos para a construção do Hospital Municipal de Carlinda, com mais dois milhões, o Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, junto com o Governador do Estado de Mato Grosso.
O Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, orientou o prefeito Pastor Fernando sobre a gestão e todas as necessidades para a construção do Hospital Municipal.
O projeto do Hospital Municipal está tramitando na Secretaria de Estado de Saúde, é um projeto muito complexo e será a maior construção da cidade de Carlinda.
O prefeito Pastor Fernando relembra: “O Hospital Municipal de Carlinda foi fechado no ano 2013 e de lá para cá a população é atendida na UPA e nos hospitais vizinhos. Muitos políticos já passaram por Carlinda e todos diziam que em cidade pequena não se aprova a construção de Hospital. Nós estamos trabalhando e vamos construir um Hospital Municipal, provando que vários políticos fugiram dessa responsabilidade com desculpas”, aponta.
O Secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo que é um dos responsáveis pela melhora e pelo dimensionamento da Saúde Pública no Estado de Mato Grosso, afirmou ao prefeito Pastor Fernando, que todo prefeito necessita, em primeiro lugar, cuidar da Saúde da população, para depois realizar as outras obras estruturantes. Sem Saúde é impossível avançar.
O Senador Jayme Campos, ao primeiro pedido do prefeito Pastor Fernando para a construção do Hospital Municipal, se mostrou disposto e destinou os quatro milhões de reais que contribuirão para o melhoramento da Saúde da população de Carlinda.
O projeto deverá ser aprovado nos primeiros meses de 2026 para que se inicie a construção do Hospital Municipal, conforme anseio da população.
O prefeito Pastor Fernando já comemora: “Voltará a nascer crianças na cidade de Carlinda, as mamães terão o conforto de terem seus filhos sem sair de Carlinda”.












