Reportagem/ Mato Grosso do Norte online
No arco de aliança entre os partidos que brigam pelo apoio do governador Mauro Mendes, a construção de um entendimento, está longe de acontecer. Conforme uma fonte ouvida por Mato Grosso do Norte online, há vários fatores que motivam cisão entre os líderes do grupo. E será está cada vez mais difícil que União Brasil, PP, PL, PSD e MDB estarão no mesmo palanque as eleições, pois a crise deve permanecer.
O acordo entre Mauro Mendes e senador Wellington Fagundes (PL), para o governador apoiar o líder do Partido Liberal para o Senador, seria apenas uma das peças acomodada no tabuleiro político. Porém afasta de vez o grupo ligado aos que apoio a candidatura de Neri Gueller ao Senado.
Entre as principais lideranças que estão ligados à Neri, estão o senador Carlos Fávaro (PSD) e o deputado federal Juarez Costa (MDB), além do deputado estadual Nininho que é nome forte dentro do grupo. O grupo vem pressionando o governador Mauro Mendes pelo apoio a Neri Gueller.
Já deputada estadual Janaina Riva (MDB) condenou a pressão que os três partidos vêm fazendo sobre o governador Mauro Mendes (União Brasil) para tentar garantir apoio à candidatura do deputado federal Neri Geller (PP) ao Senado. “O MDB não vai fechar com o Wellington Fagundes para o Senado porque a Janaína Riva quer”, enfatiza o deputado Juarez Costa, rebatendo a deputada estadual que é casada com o folho de Fagundes.
“Eu sempre fui contra o grupo querer encaminhar um nome fora do partido e radicalizar. Temos que cuidar das nossas candidaturas, que já estão muito difíceis, dentro de todos os partidos. Eu também não estou atuando nessa militância de candidatura do Wellington [Fagundes]. Ele é bem grandinho, e tem condições de construir sua própria candidatura”, rebate Janaínha.
“Temos que cuidar das nossas candidaturas, que já estão muito difíceis, dentro de todos os partidos. Eu também não estou a militância de candidatura do Wellington. Ele condições de construir sua própria candidatura. Eu tenho falado isso dentro do MDB e gostaria que eles fizessem da mesma forma em relação ao Neri”, afirmou a parlamentar.
Por outro lado, ao fechar com Fagundes, Mauro além de se afastar do PSD e do PP, desconta também alguns nomes importante do União Brasil, como senador Jayme Campos, Júlio Campos e o deputado Estadual Dilmar Dal’Bosco, que ameaça deixar o União Brasil e migrar para MDB.
Já Jayme Campos, que tem feitos críticas pontuais ao governador Mauro Mendes, está se aproximando do senador Carlos Fávaro. O nome de Fávaro está sendo cogitado dentro do PSD e PP para uma possível candidatura ao governo, podendo, inclusive, a esposa do senador Jayme, Lucimar Campos, ser candidata a vice-governador. Lucimar estaria negociando seu ingresso no PSDB.