José Vieira
Mato Grosso do Norte
Alta Floresta sediou nesta terça-feira, 30, a Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural e Sustentável do Portal da Amazônia, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário [MDA].
O evento, que aconteceu no auditório do Campus do IFMT, foi iniciado às 9h, se estendeu até às 16h, com a discussão de vários temas e apresentação de propostas de desenvolvimento da Agricultura Familiar.
O evento contou com a participação de representantes de 16 municípios que integram o Território Portal da Amazônia, além do deputado estadual Valdir Barranco (PT) e do superintendente do Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso e Agricultura Familiar de Mato Grosso, Nelson Borges.
Valdir Barranco destacou que a Conferência é de grande importância para o debate das demandas da Agricultura Familiar, com a participação democrática dos representantes de todos os municípios da região de Alta Floresta, que abrange também Nova Canaã do Norte, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Novo Mundo e Matupá.
A conferência está sendo realizada nas cidades polos de Mato Grosso.
“O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, colhe as informações, ouve as comunidades e as informações e propostas são levadas para o Ministério, para serem incluídas como políticas públicas sociais para a Agricultura Familiar”, aponta Barranco.
Conforme ele, no evento em Alta Floresta os agricultores tiveram a oportunidade de apresentarem suas dificuldades e elencar suas propostas com bases nas demandas enfrentadas pela categoria.
O superintendente do MDA, Nelson Borges, destaca que a Conferencia é o momento em que os municípios participam, representando a sociedade civil e o poder público, para discutir políticas de apoio ao Movimento Rural Sustentável.
“Isto significa que é a discussão para apoiar a Agricultura Familiar aqui no território Portal da Amazônia, que envolve 16 municípios. São 5 eixos temáticos debatidos. Vamos avaliar e sugerir as propostas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar neste território”, explica Borges.
No centro do debate, segundo ele, está a transição Agroecológica, medidas para melhorar as condições de vida do agricultor e facilitar o acesso ao crédito. O relatório das propostas aprovadas será apresentado na Conferência estadual.
Eixos temáticos:
- O papel da Agricultura Familiar frente as mudanças climáticas
- Transformação Agroecológica dos Sistemas Alimentares e fortalecimento da Agricultura Familiar
- Reforma Agrária e promoção do direito à terra, à água e ao Território
- Cidadania e Bem viver
- Estado, participação popular e governança das políticas públicas para o Desenvolvimento Rural Sustentável.