Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025

Política Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025, 14:21 - A | A

01 de Outubro de 2025, 14h:21 - A | A

Política / Agricultura Familiar

Alta Floresta sedia Conferência do MDA

Eventos realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, reúne representantes da Agricultura Familiar de 16 municípios



José Vieira
Mato Grosso do Norte

Alta Floresta sediou nesta terça-feira, 30, a Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural e Sustentável do Portal da Amazônia, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário [MDA].
O evento, que aconteceu no auditório do Campus do IFMT, foi iniciado às 9h, se estendeu até às 16h, com a discussão de vários temas e apresentação de propostas de desenvolvimento da Agricultura Familiar.
O evento contou com a participação de representantes de 16 municípios que integram o Território Portal da Amazônia, além do deputado estadual Valdir Barranco (PT) e do superintendente do Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso e Agricultura Familiar de Mato Grosso, Nelson Borges.
Valdir Barranco destacou que a Conferência é de grande importância para o debate das demandas da Agricultura Familiar, com a participação democrática dos representantes de todos os municípios da região de Alta Floresta, que abrange também Nova Canaã do Norte, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Novo Mundo e Matupá.

A conferência está sendo realizada nas cidades polos de Mato Grosso.
“O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, colhe as informações, ouve as comunidades e as informações e propostas são levadas para o Ministério, para serem incluídas como políticas públicas sociais para a Agricultura Familiar”, aponta Barranco.
Conforme ele, no evento em Alta Floresta os agricultores tiveram a oportunidade de apresentarem suas dificuldades e elencar suas propostas com bases nas demandas enfrentadas pela categoria.
O superintendente do MDA, Nelson Borges, destaca que a Conferencia é o momento em que os municípios participam, representando a sociedade civil e o poder público, para discutir políticas de apoio ao Movimento Rural Sustentável.
“Isto significa que é a discussão para apoiar a Agricultura Familiar aqui no território Portal da Amazônia, que envolve 16 municípios. São 5 eixos temáticos debatidos. Vamos avaliar e sugerir as propostas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar neste território”, explica Borges.
No centro do debate, segundo ele, está a transição Agroecológica, medidas para melhorar as condições de vida do agricultor e facilitar o acesso ao crédito. O relatório das propostas aprovadas será apresentado na Conferência estadual.

Eixos temáticos:
- O papel da Agricultura Familiar frente as mudanças climáticas
- Transformação Agroecológica dos Sistemas Alimentares e fortalecimento da Agricultura Familiar
- Reforma Agrária e promoção do direito à terra, à água e ao Território
- Cidadania e Bem viver
- Estado, participação popular e governança das políticas públicas para o Desenvolvimento Rural Sustentável.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]