Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024

Política Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020, 00:00 - A | A

18 de Dezembro de 2020, 00h:00 - A | A

Política /

Auxílio Emergencial



José Vieira do Nascimento
Editor Mato Grosso do Norte

O atleta profissional José Vaz [o Zé Eskiva] que se elegeu vereador em Alta Floresta na eleição de 15 de novembro, teve seu nome relacionado em uma lista que circulou através de redes socais, de pessoas que receberam o Auxílio Emergencial do governo federal, que está sendo pago no período pandêmico. 
Em entrevista ao jornal Mato Grosso do Norte, nesta quinta-feira, 17, o vereador eleito admitiu que realmente recebeu o benefício. Porém, justificou que perdeu seu patrocinador devido a pandemia do covid 19 e ficou desempregado.
“Ainda não sou vereador. Eu só serei a partir de 1º de janeiro. Minha profissão é atleta. E desde quando me tornei profissional, dependo de patrocínios. Através de minhas conquistas já tive a oportunidade de treinar fora do país. Fiquei uma temporada de três meses nos Estados Unidos. Tenho um contrato bom e bem remunerado. Mas quando começou a pandemia, a empresa que me patrocina pediu para interromper o contrato. Aí fiquei sem patrocínio e desempregado”, disse.
Esquiva disse que neste período também recebeu a notícia que seria pai, e sua filha nasceu prematura. 

“Quando o governo anunciou o Auxilio eu fiz o cadastro e recebi as parcelas de R$ 600,00 e depois de R$ 300,00 e isto me ajudou muito, porque tive muitos gastos. Minha filha ficou 42 dias na UTI- Unidade de Terapia Intensiva- e passei enormes dificuldades. Tive que pedir ajuda para amigos e para familiares”, detalha.

Ele disse também que não conseguiu arrumar um emprego neste período em função da gravidez de sua esposa e depois teve que ir para o hospital ficar cuidando de sua filha. “Eu tive que ir para Cuiabá de 15 a 20 vezes. Mas as pessoas não entendem isto! Não agi de má-fé, houve uma necessidade”, relata.
Ele classifica o texto que circulou pelas redes sociais como maldoso. “O problema não é o fato de meu nome estar lá. Mas eu não aceito ser chamado de picareta. A história que eu conquistei como atleta o dinheiro não paga. Estou à disposição de dar satisfação para a sociedade”, relata.
Conquista - José Esquiva, de 29 anos, é o mais jovem vereador eleito na eleição deste ano em Alta Floresta. E em sua trajetória de atleta, contabiliza vitórias e conquistas importantes em competições no Brasil e no exterior. 
Dentre suas conquistas ele citra que é tetra campeão mundial de Kick Boxing, bicampeão mundial de MMA e o maior medalhista do Brasil em mundiais. Tem 21 medalhas, sendo 11 ouros, 6 pratas e 4 bronzes. E 7 cinturões, sendo dois mundiais, dois brasileiros, dois estaduais e um de luta casada. 
No entanto, Eskiva não pretende deixar sua carreira de atleta de lado em função da política. Pretende conciliar suas atividades de vereador com as de atleta. 
“Já tenho luta marcada para o mês de maio no Canadá, tenho luta em julho e já estou em busca de trazer grandes eventos nacionais e internacionais para Alta Floresta. Acredito que como vereador será ainda melhor para minha carreira de atleta”, acentua.
No contexto político, ele diz que a expectativa é de usar a sua garra de atleta e de jovem para lutar pelo município. 
“Espero lutar pelas pessoas e pelo município de uma forma que não fizeram por mim. Estou disposto e com garra para fazer a diferença. Quero facilitar a vida dos atletas e a área da Cultura, sem medir esforços”, pontua. 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]