Nesta sexta-feira (24) professores, técnicos e estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foram às urnas para escolher o novo reitor e vice-reitora, pela consulta prévia à comunidade, da qual três chapas disputavam os cargos. Com 66,98% dos votos válidos, a Chapa 2 “Somos Todos da UFMT”, composta pelo professor doutor Evandro Aparecido Soares Silva e pela professora doutora Rosaline Rocha Lunardi, ganharam a disputa em primeiro lugar.
A consulta prévia à comunidade da UFMT é apenas parte do processo para a escolha dos novos gestores para reitoria. No próximo dia 11 de agosto, o Colégio Eleitoral Especial irá eleger uma lista tríplice, que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), para a escolha e nomeação dos novos dirigentes para reitoria da UFMT.
A votação aconteceu por meio digital, no site da UFMT, pelo sistema e-votação, devido ao atual momento de pandemia causado pela Covid-19, e foi conduzida pela Comissão Eleitoral Especial, constituída nos órgãos colegiados. No total, 5.487 pessoas votaram, sendo 1.265 docentes, 858 técnicos-administrativos e 3.364 estudantes.
Além da chapa vencedora no processo, também concorreram ao pleito a professora Danieli Backes, como candidata a reitora, e a professora Sandra Negri, como vice, que receberam 20,50% dos votos válidos e os professores Alexandre Paulo Machado e Elifas Gonçalves Júnior, que receberam 7,21% dos votos válidos.
A Chapa vencedora “Somos Todos da UFMT”:
Evandro Aparecido Soares Silva
Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMT, com mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É Professor Associado da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, no Departamento de Engenharia Elétrica, câmpus de Cuiabá, da UFMT. Já ocupou os cargos de coordenador do curso de graduação em Engenharia Elétrica e de vice-reitor, com atuação no Colegiado do curso de Engenharia Elétrica e nos Conselhos Diretor, Universitário (Consuni) e Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
Rosaline Rocha Lunardi
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), cursou Residência em Enfermagem em Ortopedia e Traumatologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Com mestrado em Ciências da Saúde - Saúde Pública pela Fiocruz e doutorado em Ciências Imunoparasitologia, pela UFMG, é Professora Adjunto III, na UFMT, no câmpus Universitário do Araguaia. Atualmente, ocupa o cargo de coordenadora de Ensino de Pós-graduação da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação (Propg). Foi coordenadora do curso de graduação em Enfermagem e gerente de Pesquisa e Pós-graduação do câmpus do Araguaia. Teve atuação no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) na Comissão de Pesquisa e Pós-graduação do Araguaia. É membro do Colegiado de curso de graduação em Enfermagem do câmpus do Araguaia. É líder do Grupo de Pesquisa – Grupo de Estudos em Negligências em Saúde, Integralidade e Intersetorialidade (Genesis).