Reportagem
A sessão plenária que ocorrerá na próxima segunda-feira (23) será destinada à votação da recomposição do Fethab Diesel para os municípios de Mato Grosso. Em um vídeo divulgado na noite desta sexta-feira (20), a deputada Janaina Riva (MDB), que presidirá a sessão, informou que a votação foi solicitada pelo governador do estado em exercício, Eduardo Botelho (UNIÃO).
O Fethab Diesel, recurso do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), era voltado a financiar a manutenção de estradas municipais. Mas, com a decisão judicial, o fim do fundo deve gerar uma perda significativa de receita para diversas cidades.
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) anunciou que irá recompor as perdas tributárias aos municípios afetados pela extinção do Fethab Diesel, fundo que foi considerado inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). “Hoje é dia 20 de dezembro e eu estou aqui com o governador em exercício do estado de Mato Grosso, Eduardo Botelho. [Eu] como presidente da Assembleia de Mato Grosso, o governador nos pediu uma sessão ordinária para segunda-feira, dia 23 de dezembro. Eu vim aqui para dizer a ele que a Assembleia vai atender esse pedido para que nós possamos votar importantes projetos para o estado”, diz Janaina no vídeo publicado ao lado de Botelho, no gabinete do Palácio Paiaguás.
Em seguida, o governador em exercício disse que essa votação será importante para contribuir com infraestrutura das cidades de Mato Grosso.
“Importante projetos, como a recomposição do Fethab Diesel para os municípios. É uma ajuda para a infraestrutura desses municípios”, completou Botelho. (Olhar Direto)