Reportagem
Mato Grosso do Norte
A águas Alta Floresta descartou a possibilidade de captar água para o abastecimento da cidade do rio Teles Pires, conforme foi cogitado em 2019. O motivo alegado seriam financeiros e ambientais. Apesar do parecer contrário da empresa, a prefeitura de Alta Floresta terá que apresentar até no dia 25 de outubro, o estudo que fez para esta finalidade.
As informações são do vereador Mequiel Zacarias (PT), que participou de uma reunião com representantes da Águas Alta Floresta na terça-feira da semana passada.
Porém, a empresa apresentou uma contra proposta para aumentar a capacidade de água para distribuir aos consumidores, através de investimentos para aumentar a capacidade do reservatório e as vertentes no local onde a água é captada.
Entretanto, conforme o vereador, o município terá que comunicar a concessionária, afirmando se aceita ou não esta proposta. “A empresa não está investindo o que teria que investir conforme o contrato de concessão. Mas a prefeitura também não fiscaliza. Não havia até no ano passado, um fiscal de contrato indicado pela prefeitura para acompanhar o que a empresa faz”, disse o vereador.
Conforme ele, os representantes da Águas Alta Floresta disseram que a empresa não tem capacidade de levar água para o bairro Cidade Alta nos setores que estão sofrendo com o racionamento e para o setor Sul da cidade, onde foram implantados novos loteamentos.
O vereador disse também que a prefeitura de Alta Floresta tem até no dia 30 do mês 9 para aderir a agência reguladora do setor. E a revisão do contrato de concessão depende da contratação de uma empresa para realizar os estudos até no dia 30/09 quando os prazos se encerram.