José Vieira/ Mato Grosso do Norte
O principal político da história de Alta Floresta, Romoaldo Boraczynski Júnior, morreu aos 63 anos neste domingo às 15h, vítima de um acidente vascular cerebral- AVC. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospial Amecor desde à noite de quinta-feira, 14, quando foi encontrado por seu irmão Juliano Jorge, presidente da companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat), que o levou para atendimento já em estado grave.
Ele passou por uma cirurgia para a retirada de um coágulo no cérebro e estava entubado, com a pressão controlada a base de medicação. No sábado, precisou fazer hemodiálise devido ao mal funcionamento dos rins.
No entanto, o quadro de saúde de Romoaldo se agravou e ele não resistiu. Seu falecimento foi anunciado pela família na tarde deste domingo.
História - Romoaldo Júnior é considerado um mito em alta Floresta. É o principal político da história do município, amado por grande parte da população.
Natural de Paranavaí (MS) Iniciou a carreira ao se eleger vereador em 1982 aos 22 anos de idade e reinou por mais de 32 anos na política de Mato Grosso, como liderança de forte influência nas esferas dos poderes. Ocupou por duas ocasiões a liderança do governo na Assembleia Legislativa. No governo de Jayme Campos e, posteriormente, no governo de Silval Barbosa.
Após três mandatos consecutivos, se elegeu prefeito de Alta Floresta em 2000, mas não quis se candidatar à reeleição. Em 2008 tentou voltar a prefeitura de Alta Floresta, mas foi derrotado pela ex-prefeitura Maria Izaura.
Conseguiu retornar a vida publica ao se eleger novamente deputado estadual em 2010, sendo reeleito em 2014. Em 2018 ficou como 1º suplente e em 2022 decidiu encerrar a carreira política e não disputou a eleição. Foram 5 mandatos de deputado estadual e um como suplente, assumindo por diversas vezes o mandato.
O Ex-deputado estadual e ex-prefeito de Alta Floresta, Romoaldo Júnior, morreu neste domingo, 17, aos 63 anos em Cuiabá. Ele estava internado em Estado grave após sofrer um acidente vascular cerebral na noite de quinta-feira
A classe politica de Mato Grosso lamentou a morte do ex-parlamentar.
“Mato Grosso se despede de um dos seus políticos mais destacados das últimas décadas. Para Alta Floresta o adeus de Romoaldo Júnior significa a queda de um Jacarandá, e a cidade que nasceu da ousadia do colonizador Ariosto da Riva vê silenciar a voz que há 42 anos bradava em sua defesa”, disse o ex-governador e deputado estadual, Júlio Campos ao lamentar a morte de Romoaldo Júnior
O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes expressaram profundo pesar e lamentaram o falecimento de Romoaldo.
"Com muita tristeza, recebemos hoje a notícia do falecimento do ex-deputado Romoaldo, um homem com muita história na política mato-grossense. Pedimos que Deus possa consolar todos os amigos e familiares neste momento de profunda dor", disseram através de nota.
Sepultamentamento- O velório é aberto ao público, no Salão Negro da ALMT. Começou neste domingo às 20h30. O sepultamento será feito nesta segunda-feira, 18, no período matutino - com horário e local a serem confirmados.
Nesta manhã, conforme informações do irmão do ex-deputado, há uma missa para convidados e após, por volta das 9hs, o corpo saí em cortejo em um caminhão do Corpo de Bombeiros para o sepultamento no cemitério Parque Bom Jesus.
"O Romoaldo já tinha uma vida aqui em Cuiabá, tinha uma filha aqui, os irmão moram aqui e minha mãe de 82 anos também mora aqui em Cuiabá. Mesmo ele amando muito Alta Floresta, a alma dele não vai ter problema dele ser enceterrado aqui. Ele deixa o legado de ser o deputado da Saúde", diz Juliano.