Governador Mauro Mendes (DEM) criticou o comportamento do presidente da República Jair Bolsonaro. Na avaliação do democrata, a conduta de Bolsonaro tem desencadeado as crises enfrentadas pelo Governo Federal nos últimos dias. Entre os episódios criticados estão as exonerações dos ex-ministros Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) e Luiz Henrique Mandetta (Saúde).
Mauro explicou que assinou, junto com outros 19 governadores, carta condenando declarações de Bolsonaro contra os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, ambos do DEM, porque a dupla têm ajudado Mato Grosso.
O documento foi divulgado após o presidente da República participar de ato pedindo o fechamento do Congresso e do Supremo, além da reedição do AI-5.
“Foram episódios no mínimo lamentáveis. Eu respeito o nosso presidente. Ele chegou à presidência da República com uma característica muito própria de fazer afrontamentos e críticas à classe política e a muitas instituições, mas não dá para governar um País dessa forma. Nós precisamos dialogar, unir, somar forças e competências. Nosso verdadeiro inimigo é o coronavírus e as consequências das paralisações”, declarou o governador.
Entretanto, Mauro criticou os atritos desnecessários provocados por Bolsonaro. Segundo ele, as autoridades precisam preservar as relações constitucionais.