Guarantã do Norte
Câmara de Vereadores de Guarantã do Norte, realizou na noite de sexta-feira, 20, uma audiência Pública, para debater a qualidade da prestação do serviço da empresa Águas de Guarantã, responsável pela distribuição de água e coleta de esgoto no município. A população local vem reclamando de constantes falta de água na cidade, o que vem causando um grande transtorno aos consumidores.
A audiência foi requerida pelos vereadores Silvio Dutra, Valter Neves, Nonato Duarte e Celso. Segundo os parlamentares, o problema de falta de água em Guarantã do Norte é antigo e a empresa vem sendo alvo de reclamações sem que tome as providências para sanar o problema.
Uma das pautas da audiências, além da qualidade da água que chega as torneiras dos consumidores na cidade, foram a falta as interrupções constantes no fornecimento, com falta de água por até três dias e valores considerado abusivos nas faturas
Atendendo aos pedidos da população, a Câmara convocou o Ministério Público, poder executivo, Procon Municipal, Energisa, Ager, Águas de Guarantã e consumidores.
A Águas Guarantã, um dia antes da audiência, encaminhou um oficio à Câmara, alegando que não participaria, porque as constantes interrupções no fornecimento de água é devido a defeitos na linha de transmissão de energia elétrica na rede que dá acesso ao local de captação, no Rio Braço Norte. E este problema, conforme a empresa, acontece pela falta de manutenção da linha de transmissão de energia.
O representante da Energisa foi questionado se procede a alegação da Águas de Guarantã, e o mesmo respondeu que não é verdade, uma vez que são constantes os reparos nessa rede, para prevenir a falta de energia no sistema de captação de água.
O representante da Ager- Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos- Jaime Delastra, que tem a responsabilidade de fiscalizar a distribuidora de água no município, alegou que o órgão trabalha em cima de protocolos gerados, quando o consumidor liga na empresa para reclamar, e apenas sete protocolos foram gerados por reclamação. Para realizar a reclamação na Ager o consumidor pode ligar em um telefone fixo que não é de Guarantã do Norte e sim de Sinop. O número é: (66)3533 4000, informou.
O Promotor de Justiça da Comarca de Guarantã do Norte, Dr. Luiz Alexandre Lima Lentisco, afirmou que, ele mesmo tentou duas vezes fazer a reclamação no número fornecido pela AGER e não foi atendido, só conseguindo na terceira tentativa.
Dr. Luiz informou que entrará com uma Ação Civil em desfavor da empresa Águas Guarantã cobrando os direitos da população em ter um serviço de qualidade.
O promotor alertou os consumidores que há vários canais de reclamação que devem ser usados pela população para fazer reclamações. O primeiro é a própria empresa Águas de Guarantã, sem deixar de exigir o número do protocolo, 66999723317. Segundo prefeitura, terceiro Ager (66)3533 4000 e por último a Promotoria Pública. Só assim o ministério público tem embasamento para se tomar uma decisão como, uma ação civil.
A Águas Guarantã enviou uma nota ao jornal Mato Grosso do Norte, sobre as questões envolvendo a distribuição de água em Guarantã do Norte
Nota à imprensa
A concessionária responsável pela distribuição de água tratada em Guarantã do Norte, a Águas de Guarantã, esclarece que se mantém à disposição da população para quaisquer esclarecimentos referente a prestação dos serviços realizados no município.
A concessionária reforça ainda que, o sistema de captação, tratamento e distribuição de água atende aos parâmetros e requisitos estabelecidos em contrato de concessão, fornecendo água com regularidade e responsabilidade à comunidade.
A empresa destaca ainda que produção de água é de 6.000.000 de litros dia, sendo que o consumo médio da população da cidade está na faixa de 69,35% desse volume, havendo uma contingência de reserva de aproximadamente 30,65% de nossa capacidade de produção.
A Águas de Guarantã esclarece ainda que, as últimas situações, pontuais, que comprometeram o abastecimento ocorreram após oscilações e quedas no sistema de energia elétrica da captação, com queima de equipamentos, mas prontamente sanadas pela concessionária com a substituição dos equipamentos danificados, bem como mantém grupo gerador a fim de não causar transtornos futuros a população, uma vez que as falhas na energia no sistema de captação podem acontecer a qualquer momento.
Águas de Guarantã