Sábado, 12 de Outubro de 2024

Política Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024, 14:30 - A | A

16 de Setembro de 2024, 14h:30 - A | A

Política / SITUAÇÃO CAÓTICA

Jayme Campos anuncia emenda para compra de 20 caminhões para combate a queimadas

Comissão aprova realização de diligência externa para avaliar os efeitos causados pela severa estiagem no Pantanal



Com mais de 25 mil focos de calor registrado este ano em Mato Grosso, o senador Jayme Campos (União-MT) anunciou nesta quarta-feira, 11, durante reunião da Comissão de Meio Ambiente do Senado que vai endereçar emendas para aquisição de pelo menos 20 caminhões próprios para combate aos incêndios florestais. O objetivo é estruturar as forças que atuam no combate ao fogo nos biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia, que este ano se multiplicaram diante da estiagem severa que se abateu sobre o país.  

“Precisamos ter recursos suficientes. Eu vou lhe dar só um exemplo: contratam-se os bombeiros civis, essas pessoas, que, primeiro, têm que ser muito bem-preparadas; segundo, precisam de estrutura” – frisou Campos, ao convocar os demais parlamentares de Mato Grosso para que também apresentem emendas destinadas a fortalecer a estrutura de combate aos incêndios.  

Jayme Campos mencionou as ocorrências de incêndios na Chapada dos Guimarães e ao longo da BR-163, que chegou a ser fechado devido aos riscos e falta de visibilidade, e questionou a ausência de estrutura para combater esses incêndios. “Qual a estrutura que tem lá? Três ou quatro homens do ICMBio vão combater numa área daquela dimensão?” – disse, referindo-se ao Parque da Chapada dos Guimarães.  

Campos também citou a situação registrada no Parque da Serra Azul, nas imediações de Barra do Garças, no Vale do Araguaia. Segundo ele, o fogo está destruindo todo o parque e ressaltou que quando há um incêndio daquela dimensão “não tem bombeiro que dê conta”. A situação de descontrole chegou a tal maneira que “se tentar fazer um enfrentamento, queima o ser humano, queima a viatura, queima o que tiver pela frente, que não tem como não esbarrar”.  

Com base em dados divulgados pela imprensa, ele lamentou que apenas 1% do valor previsto no Orçamento de 2024 tenha sido devidamente executado. “Temos que ter a consciência de que o Brasil precisa de investimentos. Com certeza, essas tragédias, esses desastres estão acontecendo todos os dias e os investimentos são muito aquém da nossa realidade. Nós temos que ter essa consciência” – ele frisou.  

O senador mato grossense voltou a defender as queimadas seletivas, conforme previsto no Estatuto do Pantanal, aprovado pelo Senado (e que aguarda apreciação por parte da Câmara dos Deputados). Esse fogo controlado é executado pelo Ibama e Instituto Chico Mendes, o ICMBio.

“Nós precisamos de gente, material humano, tecnologia, para quando na seca, você já estar monitorando ali, onde tem o calor, com drone, com estrutura, com carro, com caminhões de bombeiro” - observou.   Além dos investimentos, Campos voltou a defender que incêndios provocados – como registrado em vários flagrantes – devam ser tratados como crime hediondos.  Segundo ele, pessoas que cometem essa pratica têm que ser presas e passar 20 anos na cadeia.  

Diligências ao Pantanal – Jayme Campos também assinou como signatário do requerimento apresentado pela senadora Rosana Martinelli (PL-MT) para realização de uma diligência externa do Senado a região do Pantanal, fortemente castigada pelos incêndios florestais. Em razão da gravidade do cenário de seca severa e incêndios florestais, o governo de Mato Grosso declarou emergência no estado pelo prazo de 180 dias.  

Mato Grosso é o estado do Brasil que mais queimou desde janeiro deste ano, são quase 25 mil focos de incêndio. O número de focos de calor no estado aumentou 109% em comparação com o ano passado e o volume de água está abaixo do registrado em 2020, ano em que ocorreu o maior incêndio florestal da história do Pantanal.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]