A classe política que representa o município de Paranaíta, participaram de manifestação organizada pelo AMM (Associação Mato -Grossense dos Municípios) e TCE (Tribunal de Contas) na terça-feira, 28, contra os impactos da moratória da soja na economia de Mato Grosso. A reunião ampliada foi realizada no Hotel Gran Odara, em Cuiabá, com a participação de 1,2 mil pessoas.
Além da vereadora Soninha Berlanda e do Prefeito Osmar Moreira, estavam presentes o presidente da Câmara Municipal Jalison Caio César Cruz, outros vereadores também se fizeram presentes no evento em que foi discutida a moratória da soja.
A Comitiva também visitou a sede da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) e conversamos com Leonardo Bortolin, atual Presidente da entidade, que tem ouvido os anseios dos prefeitos do Estado e colaborado com suas demandas.
A vereeadora Soninha destaca que encontrarm no eventoe, o Senador Wellington Fagundes, Deputada federal Coronel Fernanda, Deputado Estadual Nininho e outros parlamentares que estiveram presentes. E externaram apoio aos produtores Paranaíta e Região.
O encontro, conforme a vereadora, contou com a presença de grandes produtores de soja e autoridades de todo o estado de Mato Grosso, unidos pelo desenvolvimento do Brasil e do mundo no abastecimento de alimentos. Um dos tópicos discutidos foi o impacto das moratórias da soja e da carne nas desigualdades regionais, destacando como essas medidas podem afetar negativamente a economia e a subsistência das comunidades locais.
O Prefeito e os vereadores de Paranaíta levaram uma faixa de protesto contra a moratória da soja, com a mensagem: “O Executivo e Legislativo dizem não à moratória da soja em Mato Grosso”.