Quarta-feira, 22 de Maio de 2024

Política Segunda-feira, 01 de Agosto de 2022, 07:49 - A | A

01 de Agosto de 2022, 07h:49 - A | A

Política / Eleições 2022

Lula e o atual presidente da república estão buscando reforçar os laços com lideranças relevantes do agronegócio



Pedro Coutinho Bertolini
Olha Direto

Na corrida pelas eleições presidenciais, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente da república, Jair Bolsonaro (PL), estão buscando reforçar os laços com lideranças relevantes do agronegócio, especialmente produtores de Mato Grosso, setor responsável por cerca de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
De um lado, Lula tenta driblar as resistências do segmento e conquistar apoiadores de peso, como o de integrantes do grupo Amaggi, e também sendo amparado pelo Senador de MT Carlos Fávaro (PSD), que vai reunir sugestões do setor para o plano do governo. Além disso, o deputado federal Neri Gueller (PP) e o ex-ministro Blairo Maggi estão envolvidos na articulação do petista.
Do outro lado, Bolsonaro tenta buscar forças para a reeleição contando com empresários do setor e aliados, que já promoveram ao menos três encontros de arrecadação de recursos organizados por meio de grupos de WhatsApp. As estratégias de ações dos candidatos foram divulgadas pelo O Globo neste domingo, 31.

Lula e o atual presidente da república estão buscando reforçar os laços com lideranças relevantes do agronegócio

Diante do flerte de integrantes do agro com Lula, a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP), candidata ao Senado pelo Mato Grosso do Sul, garante que o presidente tem apoio majoritário entre os produtores rurais. Pressionada por integrantes da campanha de Bolsonaro, ela passou a organizar eventos com empresários do setor com o intuito de arrecadar recursos para o candidato do PL.
— Ninguém tem apoio unânime, mas o presidente Bolsonaro tem no agro a grande maioria dos produtores rurais, pessoa física. Pode ter alguma pessoa jurídica que não está, mas o apoio é de mais de 90% — diz a ex-ministra.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]