Segunda-feira, 14 de Julho de 2025

Política Quarta-feira, 07 de Novembro de 2018, 00:00 - A | A

07 de Novembro de 2018, 00h:00 - A | A

Política /

Mauro Mendes admite que pode taxar o agronegócio



Governador eleito em 1º turno, Mauro Mendes (DEM) admitiu que poderá atender as sugestões para taxar o agronegócio nos moldes da lei de Mato Grosso do Sul, que determina porcentagem para que seja comercializado no mercado interno e assim gerar cobrança de ICMS.

No entanto, o democrata reafirmou que pretende adotar uma política de austeridade para que as novas receitas geradas, como a de taxar o agro, não sirva apenas para cobrir as despesas já existentes.
"Nós vamos trabalhar sim e muito para melhorar as receitas, mas nós temos que trabalhar muito também para segurar as despesas. Se não nós vamos arrumar dinheiro novo só para tampar buraco velho", disse o governador eleito nesta terça-feira (6).

Como exemplo, Mendes apontou o deficit da previdência do Estado, que só neste ano fechará em R$ 1,1 bilhão. O político também disse não temer o embate com os produtores, já que, segundo ele, deixou claro durante a campanha as dificuldades que iria enfrentar na futura gestão e que não existe "salvador da pátria".
"O Estado tem muitas dificuldades, vou fazer o meu papel, vou falar a verdade, vou mostrar as duras realidades que temos. Agora todo mundo tem que colaborar para sair desse buraco. Estamos atolados, com grandes dificuldades. E cabe a todos contribuir para nós sairmos dela", defendeu. "Se não o prejuízo será muito grande e muito maior. Vou fazer a minha parte. Espero que todos façam também", completou.

Já em relação a renovação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação, Commodities e Adicional (Fethab 2), Mendes explicou que sua equipe de transição está elaborando uma minuta de projeto de lei para a continuidade do Fundo. 

"Nós vamos elaborar e entregar ao governador Pedro Taques (PSDB) para que ele encaminhe à Assembleia Legislativa. Porque só ele tem essa prerrogativa para encaminhar", finalizou.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]