Reportagem
O deputado estadual Max Russi (PSB), eleito presidente da Assembleia Legislativa para o mandato de 2025/2026, disse que pretende apresentar uma proposta sobre divisão de funções entre os membros da próxima Mesa Diretora.
“As funções do presidente são bastante puxadas. Quanto mais passar para outros deputados, sobrará mais tempo para exercer o papel como presidente ou primeiro-secretário com mais plenitude”, disse.
De acordo com o parlamentar, a proposta evitaria a sobrecarga do presidente e primeiro-secretário porque os demais membros da Mesa Diretora teriam mais participação sobre decisões administrativas.
“A descentralização pode ser feita, temos como avançar neste sentido e deve ser uma proposta da nova mesa, mas lógico que pela obrigação e responsabilidade o presidente e o primeiro-secretário têm que ter estrutura para administrar a Casa”, disse.
“Temos que pensar a forma de ser feito, porque quem assina nos processos e empenhos é o presidente e o primeiro-secretário e, automaticamente, responderá perante o Tribunal de Contas, o Ministério Público e qualquer órgão de investigação”, enfatiza.
Já o primeiro-secretário eleito da Assembleia Legislativa, Dr João (MDB), defende cautela na ideia de descentralizar os poderes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Ele disse que vai conversar com outros parlamentares para discutir o assunto.
Para ele, apesar de ser algo positivo, todos os problemas que possam surgir caem no colo do presidente e do primeiro-secretário.
“Nós vamos discutir, abrir, mas a gente tem que tomar cuidado com uma coisa, que a grande responsabilidade de assinatura é do presidente e minha. Então, a gente tem que tomar cuidado para ver o que vai fazer. O que a gente quer fazer é democratizar, abrir, esclarecer, mostrar o que está acontecendo, trazer o parlamentar, trazer o colega próximo da primeira-secretaria”, comentou.
Dr João defende a ideia de Júlio Campos que impede os membros da Mesa Diretora de ocuparem as funções principais das comissões permanentes. O deputado explica que essa mudança faria com que os parlamentares da Mesa ficassem mais voltados aos trabalhos de supervisão da Casa.
Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr