Quarta-feira, 23 de Abril de 2025

Política Segunda-feira, 24 de Junho de 2024, 16:23 - A | A

24 de Junho de 2024, 16h:23 - A | A

Política / Segurança

PMs não são criminosos, diz governador Mauro sobre uso de Câmeras em fardas

Mauro ressaltou que a criminalidade tem afetado a sociedade e destruído famílias diariamente



Reportagem

O governador Mauro Mendes (União Brasil) reforçou, na sexta-feira, 21, o seu posicionamento contra a instalação de câmeras de segurança no fardamento dos policiais, afirmando que casos isolados de má conduta não são o principal problema de violência no país e que, durante a sua gestão, tal medida não tem chance de ser adotada.
“Não vai resolver, não é algo efetivo. Não são os nossos policiais que cometem crime para tal ação. No que depender de mim, essa não será uma política pública implementada no nosso governo”, disse durante o “III Simpósio de Patrulhamento Tático - No combate às facções criminosas”, realizado no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
A pauta é polêmica e um projeto de lei que trata da instalação das câmeras em fardas, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD), já chegou a tramitar na Assembleia Legislativa, mas caiu por terra diante da resistência da chamada “bancada da bala”, composta por parlamentares ligados à área da segurança pública, que se posicionarem contra.
Mauro, que vem fazendo duras críticas à segurança pública do Brasil, afirmou que é preciso parar de “romantizar” a pauta. O governador defendeu a necessidade de se implantar medidas duras e assertivas contra o crime organizado.
O chefe do Executivo destacou a piora nos indicadores de segurança pública do país nos últimos 40 anos e defendeu que o Congresso Nacional, responsável pela criação de leis no país, proponha legislações mais eficientes, duras e efetivas contra a criminalidade.
“Todos os indicadores que monitoram a Segurança Pública no Brasil pioraram nos últimos 40 anos, em todos os governos. Precisamos revisitar as leis, corrigi-las e fazer com que elas sejam cumpridas efetivamente. Hoje o cara mata, é condenado a 20 anos de prisão e solto em dois ou três anos por bom comportamento. Do jeito que está, a sociedade caminha equivocadamente para um país mais violento”, afirmou.
Mauro ressaltou que a criminalidade tem afetado a sociedade e destruído famílias diariamente. “Muitos jovens moradores da periferia passaram a ter o sonho de entrar para essas facções, que chamam de família, e deixaram de lado o sonho de ser jogadores de futebol, médicos e representantes da sociedade. É uma completa hipocrisia e inversão de valores”, disse.
O governador citou que o Brasil é o 5° país do mundo que mais investe em Segurança Pública, com cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2023, foram aportados mais de R$ 375 bilhões. Porém, é um dos países mais violentos do planeta.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]