Reportagem
Mato Grosso do Norte
O prefeito de Matupá, Valter Miotto (MDB) afirmou em entrevista à imprensa, que desde os primeiros momentos que começaram a surgir os casos de Coronavírus em Mato Grosso, agiu com equilíbrio e responsabilidade.
Segundo ele, o decreto do município não proibiu as empresas de permanecerem abertas, apenas orientou para que as normas de seguranças fossem respeitadas.
As empresas em Matupá permaneceram com as portas abertas durante o período de quarentena que foi adotado na maioria das cidades do Estado. Conforme Valter Miotto, a atitude foi tomada, pois é necessário haver um equilíbrio durante este período.
“Matupá foi o único município que não radicalizou. Tivemos cautela e não fechamos, mas pedimos para as pessoas se cuidarem”, destacou.
Ainda conforme o gestor, alguns empresários decidiram fechar por decisão própria. “Aqui em Matupá acabou não havendo uma histeria. Inclusive o fato de permanecer aberto trouxe uma procura muito grande aos comércios”, ressaltou.
Ainda de acordo com o prefeito, é necessário que empresas de outras cidades também reabram e retome o funcionamento. “Acho que os comércios têm que reabrirem mesmo. Nós só pedimos que pessoas acima de 60 ficassem em casa e orientamos muito bem a população”, enfatiza.
Conforme o prefeito, no decreto de Matupá, ficou suspenso apenas o consumo de produtos em locais como bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, trailers e estabelecimentos que vendam bebidas. Feiras continuaram normalmente respeitando o espaçamento adequado entre as barracas, além do funcionamento de apenas 50% dos boxes. Os demais segmentos não foram modificados.