Sábado, 26 de Julho de 2025

Política Sexta-feira, 25 de Julho de 2025, 14:20 - A | A

25 de Julho de 2025, 14h:20 - A | A

Política / Alta Floresta

Secretário de Saúde diz que UPA está em processo para habilitação no MS

O Secretário de Saúde de Alta Floresta, Marcelo Costa, disse que a mudança de nome na fachada da PAM para UPA, faz parte do processo para credenciamento no Ministério da Saúde



José Vieira/ Mato Grosso do Norte

O Secretário municipal de Saúde de Alta Floresta, Marcelo Costa, em entrevista à Mato Grosso do Norte, na quarta-feira. 23, esclareceu que a mudança do nome da PAM para UPA, faz parte de um processo para buscar o credenciamento junto ao Ministério da Saúde.
Conforme ele, para buscar o credenciamento para o funcionamento como UPA [Unidade de Pronto Atendimento] tem que iniciar o processo com a organização, que começa pela mudança de nome.
E depois de toda a documentação pronta, busca-se a habilitação para UPA. “Ficaram um ano pagando aluguel e não mudaram nem o nome. Continuava como hospital Geral. Para o credenciamento é necessário fazer um processo de organização, que começa com a mudança da fachada. Tem que identificar a Unidade para pleitear o credenciamento. Desde que assumi a secretaria que comecei a fazer o processo. São várias etapas. Estamos organizando a parte arquitetônica, criando as comissões, mudei a fachada e já aumentei o fluxo de atendimento”, relata Marcelo.
O secretário, entretanto, observa que é um processo e não é possível prever o tempo em que a Unidade de Saúde estará credenciada no Ministério da Saúde como UPA.
“Não sou eu quem define o prazo, mas desde que entrei que comecei o processo fazendo toda a organização interna e o processo já está bem adiantado. Depois de toda a documentação pronta, iremos buscar a habilitação”, disse.

Acesse Mato Grosso do Norte no seu Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr

Críticas - Marcelo enfatiza que são muitas as críticas, mas as mudanças no funcionamento da “UPA“ foram para melhor. Ele argumenta sobre os que falam que o número de servidores dobrou de 62 para mais de 120 no local, desde quando assumiu o cargo, é porque haviam apenas dois médicos atendendo. Hoje são 4.
“Se dobrou os médicos aumenta o número de enfermeiros, maqueiros, de técnicos e etc. O laboratório hoje funciona 24 horas. Por isso, tenho que ter plantonistas, não dá para ser apenas com uma equipe. Mas o número de servidores está de acordo com a portaria”, justifica.
RQDA - O secretario rebate críticas de membros do Conselho Municipal de Saúde [CMS] que afirmam que ainda não tiveram acesso ao Relatório Financeiro do Primeiro Quadrimestre de 2025. Segundo ele, o Relatório já foi enviado para o Conselho e resta apenas os mesmos analisá-lo.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]