José Vieira
Mato Grosso do Norte
A Câmara Municipal de Alta Floresta realizou a primeira sessão após o recesso parlamentar, nesta terça-feira, 6, em clima de certa apreensão, com relação ao início da campanha eleitoral que começa no dia 16 de agosto e a polarização política.
Todos os 13 vereadores são pré-candidatos à reeleição. E o temor é que a tribuna do poder Legislativo possa ser usada para as promoções pessoais e que a campanha seja levada para dentro do parlamento.
O vereador Bernardo Patrício (MDB) externou sua preocupação e fez um alerta aos demais vereadores. Para ele, cada vereador deve ter responsabilidade no processo eleitoral para a Câmara não ser contaminada e palco de discussão de temas nacionais e defesa de “Bolsonaro e Lula”.
“Espero que não aconteça aqui este tipo de discussão, mas que seja debatido os problemas do povo de Alta Floresta. Temos responsabilidades com o processo eleitoral e será o povo que irá julgar se merecemos ou não continuar. Mas o nosso discurso, nossas discussões neste momento falarão muito sobre isto”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Oslen Dias, o Tuti (Cidadania) adiantou que não irá permitir que a campanha seja levada para dentro da Câmara Municipal e que não permitirá que haja tumulto durante as sessões.
“Vamos fazer o papel da presidência, pedindo a todos vereadores que não tragam campanha para dentro da Câmara, por que a Câmara é para atender a população e tratar de interesse público. Portanto, espero que nenhum vereador traga este debate para dentro da Câmara. Orientamos que a campanha é na rua. Espero que todos entendam e façam uma campanha com respeito, limpa e transparente”, enfatiza Tuti.
Entretanto, segundo ele, a Mesa Diretora irá tomar as providências caso aconteçam excessos por parte dos vereadores. “Tivemos uma reunião com o promotor eleitoral, que fez suas orientações, baixamos algumas Portarias, não para policiar, mas para preservar o Poder Legislativo e a Casa, das ações de alguns vereadores”, alerta o presidente.
Quinto mandato - O presidente da Câmara Municipal de Alta Floresta, vereador Tuti, está em seu quarto mandato consecutivo e é pré-candidato, buscando seu quinto mandato. Neste mandato, foi presidente nas duas Legislaturas e afirma que, se eleito, irá trabalhar para se eleger mais uma vez para a presidência da Câmara.
“Estou tranquilo... Este mandato foi de muito trabalho e realizações. Conseguimos o micropavimento, asfalto da MT-325, ponte do Rio Teles Pires, várias emendas na Saúde. Tentei ajudar o município e consegui. E é importante que a população veja quem ajudou o município. Este meu mandato foi de sucesso e realizações. Espero que a população reconheça nosso trabalho”, pontua Tuti.
Sobre a presidência da Câmara para o primeiro biênio de 2025, Tuti assegura que, uma vez eleito, irá trabalhar para se eleger novamente para a presidência da Casa de Leis. “Vamos trabalhar, sim! Estamos fazendo um mandato transparente, com investimentos e buscar mais uma eleição é o interesse da gente e de muitas pessoas, para continuarmos fazendo este trabalho com transparência e honestidade”, afirma.