Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Política Quarta-feira, 26 de Março de 2025, 09:05 - A | A

26 de Março de 2025, 09h:05 - A | A

Política / Guarantã do Norte

Secretário não descarta realizar concurso público ainda este ano

Nova gestão está planejando fazer também Reforma Administrativa para redução de gastos e readequação da máquina



José Vieira
Mato Grosso do Norte

O secretário de Governo e Articulação, Carlos Alexandre, da prefeitura de Guarantã do Norte, em entrevista ao jornal Mato Grosso do Norte, assegurou que está no planejamento da gestão municipal, fazer uma Reforma Administrativa para reduzir o índice da folha de pagamento dos servidores, que atualmente, está próximo da margem prudencial de 54%.

A gestão municipal também pretende realizar um concurso público. Mas tanto a Reforma como o concurso ainda não têm previsão de datas e dependem de um estudo técnico que deverá ser realizado.

“Precisamos enxugar a máquina e, para isto, temos que fazer uma reforma administrativa e realizar concurso público. Mas está tudo ainda em fase de estudo”, disse.

Porém, ele observa que para reduzir os gastos com pessoal não é, necessariamente, com exonerações. “Há várias maneiras de enxugar a folha, que pode ser a readequação de cargos e de valores. Há cargos que tem valores exorbitantes, outros não e temos que fazer esta adequação”, explica.

Algumas destas decisões, segundo Carlos, podem ser feitas por decreto, sem necessidade de aprovação da Câmara Municipal.

Aproximadamente, segundo ele, a prefeitura de Guarantã do Norte tem mais de 500 servidores. No entanto, esse número é suficiente para fazer a máquina pública andar. Mas a nova gestão já fez algumas adequações e houve redução de gastos.

“A nova gestão já deu uma enxugada. O que a administração pretende é regularizar a situação destes servidores. E por meio de concurso público seria uma forma de dar mais segurança para o servidor. O número maior de servidores é de contratados”, observa.

Os servidores contratados, segundo o secretário, foram todos exonerados no encerramento da gestão passada. E os que quiseram permanecer na prefeitura, foram recontratados pela nova gestão.

As vagas que serão abertas e quais secretarias serão incluídas no concurso público, se esta probabilidade se confirme, está em estudo.

Entretanto, o secretário não descarta realizar o concurso ainda este ano. “É um sonho realizar o concurso este ano e estamos trabalhando para isso. Sabemos que é difícil porque um concurso depende de muitas coisas. Temos que passar primeiro por uma reforma administrativa, enxugar gastos para depois fazer”, acentua.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]