Domingo, 23 de Junho de 2024

Política Sexta-feira, 23 de Outubro de 2015, 00:00 - A | A

23 de Outubro de 2015, 00h:00 - A | A

Política /

Seminário consolida Alta Floresta como referência na observação de Passáros



Reportagem Mato Grosso do Norte

O Seminário Regional de Turismo, realizado em Alta Floresta nos dias 20 e 21 superou as expectativas dos organizadores. De acordo com dados do SEBRAE, 272 pessoas participaram, além de representantes do Estado e municípios e dos grupos gestores de Alta Floresta e Paranaíta, que também participaram da organização do evento.
Na noite de abertura, que aconteceu no auditório da CDL, o seminário foi marcado por palestras proferidas por Ariane Janer, consultora em desenvolvimento de negócios sustentáveis da Abeta, Guto Carvalho, profissional de comunicação, organizador do Encontro brasileiro de Observação de Aves- Avistar Brasil, Cal Martins, ornitólogo e guia de birdwatching e Roseli Nascimento, bióloga, professora e consultora em turismo com foco em observação de aves.
De acordo com Xerxes Ricardo Alberti, consultor da agência do SEBRAE em Alta Floresta, o seminário teve uma importância muito grande e ajudou Alta Floresta se consolidar com uma referência no setor de turismo, com destaque para o segmentos de observação de pássaros.
De acordo com ele, Alta Floresta ocupa o 1º lugar no ranking de observação de aves catalogadas no Brasil. Das 1.199 espécies catalogadas, 600 são em Alta Floresta. A cidade de Paranaíta ocupa a segunda colocação.
“Alta Floresta é uma referência neste segmento. Todos os meses, a cidade recebe observadores de pássaros de todo o Brasil e do exterior. E também estudiosos, ornitólogos, que vem fazer estudos. E isto gera valores. Cada turista gasta por dia cerca de R$ 1.500 com todas as suas despesas, incluindo alimentação, hospedagem, taxi e todos os serviços que a cidade oferece”, observa Xerxes.
A programação do último dia do seminário incluiu uma visita à fazenda Anacã. Durante uma caminhada no local, das 6h às 8: 30, foram avistadas 45 espécies diferentes de pássaros, número que impressionou os observadores.
No seminário também aconteceu a Exposição Vida em Cores, reunindo fotos de aves da região, de fotógrafos que já registraram espécies de pássaros em Alta Floresta. Juntamente com a exposição, aconteceu também o lançamento do livro Aves do Cristalino, de Edson Endrigo e Bradley Davis.
Para Xerxes, o evento mostrou o potencial turístico de Alta Floresta no segmento de pássaros e apresentou perspectivas para as pessoas que pretendem explorar esta atividade. Elas tiveram acesso a informações fundamentais para saberem como transformar a beleza das aves em negócios.
 O secretário Estadual Adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro, esteve presente. A São Manoel Energia também foi apoiadora do evento.

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]