Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2025

Política Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014, 00:00 - A | A

27 de Agosto de 2014, 00h:00 - A | A

Política /

Sessão da Câmara passará a ser realizada à noite



As sessões da Câmara Municipal de Alta Floresta, que atualmente são realizadas nas manhãs de terça-feira, vão passar a ser feitas no período da noite.  Um projeto de autoria do vereador Rogério Colicchio (PT),  subscrito também por outros vereadores, está em tramitação na Câmara Municipal.

Na sessão de ontem, os vereadores discutiram a mudança no horário da sessão, mas o projeto acabou sendo retirado de pauta e deverá ser votado na próxima terça-feira. A princípio, a proposta seria para as sessões passarem para as noites de quartas-feiras. No entanto, em função de divergências de opiniões, os vereadores vão definir a data em reunião interna antes de o projeto ser votado em plenário.

A quarta-feira foi descartada. E os vereadores vão decidir entre realizar as sessões nas noites de segunda, terça, ou sexta-feira, com início às 19: 30hs. Se o projeto for aprovado na próxima terça-feira, na segunda semana do mês de setembro a sessão já será no período da noite.

O vereador Rogério Colicchio, que idealizou o projeto, informa que a mudança acontecerá em caráter experimental, por um período de dois meses. O objetivo é oportunizar  à população a possibilidade de participar das sessões do poder legislativo.

Segundo Rogério,  com base em manifestações de muitas pessoas, que querem a mudança,  a sociedade acha que à noite é o melhor  horário para a população participar das sessões.

“No  horário em que as sessões são realizadas, a maioria das pessoas estão em expediente em seus trabalho e ficam impossibilitadas de comparecer  à Câmara Municipal para participar. A mudança de horário é justamente para dar oportunidade à população de prestigiar o debate político e acompanhar o trabalho dos vereadores”, argumenta Rogério. “Se não der certo  e não der ninguém, volta para o horário das terças-feiras. Mas cho que o período noturno é o melhor horário”, completa.

A mudança no horário das sessões divide os vereadores. Os vereadores Paulinho Jiló  e Elisa Gomes, também avaliam que à noite seria um horário que facilitaria para que as pessoas interessadas pudessem participar das sessões.

Já os vereadores Mendonça,  Oslen Dias, o Tuti e Reinaldo de Souza, o Lau, são contra a mudança. “Temos que analisar porque tem os funcionários que vão ter que trabalhar fora do horário, e vai aumentar gastos para o poder Legislativo”, observa Tuti.

“Tenho quase 10 anos na Câmara Municipal e a sessão à noite já foi experimentada três vezes e não deu certo”, disse Lau.

O vereador Dida Pires, mesmo sendo favorável ao projeto, disse que as sessões à noite não deram certo em outras legislaturas. No entanto, como os tempos são outros,  ele disse que vale a experiência. “Às vezes, apenas uma pessoa assistia à sessão”, relembra.

Reportagem MT Norte

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]