Domingo, 23 de Junho de 2024

Política Sexta-feira, 10 de Julho de 2015, 00:00 - A | A

10 de Julho de 2015, 00h:00 - A | A

Política /

Taques assina decretos que estabelecem novo modelo de segurança em MT



THIAGO ANDRADERedação/Gcom-MT

 

 

O governador Pedro Taques assinou na quarta-feira, 8, dois decretos que estabelecem o novo modelo de segurança pública do Estado de Mato Grosso. Em um dos decretos, o chefe do Executivo estabelece a atuação integrada das forças de segurança do Estado. No outro, o governador institui as Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp), criando 15 destas regiões em Mato Grosso.

A assinatura dos decretos ocorreu durante um encontro do Conselho de Coronéis da Polícia Militar e os Delegados do Conselho Superior da Polícia Civil. “É a primeira reunião como essa que ocorre em Mato Grosso”, comemorou o governador Pedro Taques. Segundo ele, os Comandos Regionais serão unificados para o aprimoramento desse trabalho em conjunto. “Vamos usar a mesma dimensão geográfica, a mesma dimensão territorial para isso”, destacou.

As regiões de atuação são: Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Água Boa, Nova Mutum e Guarantã do Norte. Cada região fica responsável por, pelo menos, seis municípios circunvizinhos.

Conforme o governador, este segundo semestre será de buscar experiência dessa atuação em conjunto. Taques afirma que a próxima evolução do programa será a busca de integração com o Ministério Público e o Poder Judiciário respeitando a independência de cada ente.

O segundo decreto assinado pelo governador unifica os bancos de dados da Polícia Civil e da Polícia Militar. “Os carros da Polícia Civil e da Polícia Militar estarão equipados com tablets. Os boletins de ocorrência serão encaminhados para andamento pelos investigadores da PJC. As outras duas modalidades de ir a uma delegacia ou fazer via internet continuam valendo”, explicou o governador.

Nos equipamentos, o policial vai conseguir fazer consulta de registros civis, registros criminais, verificar a situação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), checar mandados de prisão em aberto e a situação de veículos.

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]