Jornal Mato Grosso do Norte
REPORTAGEM
mato grosso do norte
O vereador Valdecir José dos Santos, o Mendonça (PSC) quer apoio dos poderes Legislativo, Executivo, Ministério Público e da própria sociedade, para viabilizar um projeto de implantação de um centro para a recuperação de dependente químicos em Alta Floresta.
Na semana passada, ele apresentou ao Ministério Público Estadual (MPE), o projeto e disse que o promotor de justiça, Dr. Daniel Carvalho Mariano, sinalizou positivamente e não descarta que o Ministério Público Estadual passe a apoiá-lo.
Mendonça argumenta que a violência em Alta Floresta vem crescendo de forma assustadora e, na sua opinião, as drogas são as grandes motivadoras do aumento nos índices de criminalidade. “A maioria dos delitos praticados na cidade, geralmente envolve menores e pessoas que são dependentes químicos”, observa o vereador.
De acordo com o vereador, a sociedade tem que encarar o problema de frente e apoiar o poder público, para se encontrar uma maneira de ajudar os viciados a abandonarem o vício das drogas.
O local adequado para a implantação do centro de recuperação, segundo Mendonça, seria no prédio onde funcionada a Escola Agrícola de Alta Floresta, fechado a cerca de 20 anos.
A área está localizada a 35 quilômetros da sede do município e já tem uma estrutura, como pasto para a criação de gado de leite, tanques para piscicultura, espaço para cultivo de uma horta, além de outras atividades que poderiam ser desenvolvidas para os internos em recuperação.
“É uma área de 10 alqueires que oferece todas as condições para ser usada para esta finalidade se passar por uma reforma e adaptação”, diz.
A área da escola agrícola pertence ao município de Alta Floresta, mas de acordo com o vereador, foi doada para uma entidade (AZEB), ligada à Igreja Assembleia de Deus, que seria a responsável pela implantação do projeto.
No entanto, conforme o parlamentar, os moradores das propriedades adjacentes, não aceitaram que o Centro funcionasse no local, com medo de estarem sujeitos a algum tipo de violência e de serem vítimas de roubos por parte das pessoas que forem se tratar no local.
Por isso, Mendonça enfatiza que é importante o apoio de todos os vereadores e do Ministério Público, para conversar com os moradores e explicar sobre o funcionamento do projeto.
“Tem gente querendo ajudar a fazer este projeto se tornar realidade. Os moradores próximos à escola agrícola acham que vão ser roubados pelas pessoas que forem para o local. É preciso conversar e explicar que não tem perigo. Por isso é importante o apoio da Câmara, do prefeito e do Ministério Público”, disse.
O vereador disse que o Promotor Dr. Daniel, disse que o projeto precisar ser melhorado e ser mais especifico, detalhando quantas pessoas vão ficar no Centro, quanto tempo dura a recuperação, as atividades que serão desenvolvida e a forma como ele irá funcionar.
“A sociedade não pode fechar os olhos para este problema das drogas, porque atinge a todos. Acredito que os 13 vereadores nos apoiam neste projeto. E o promotor nos assegurou que se o projeto da igreja atender as exigência, terá o seu apoio também", disse o vereador.