Terça-feira, 21 de Maio de 2024

+Saúde Quarta-feira, 15 de Maio de 2024, 08:25 - A | A

15 de Maio de 2024, 08h:25 - A | A

+Saúde / O corpo fala

Sinais que o corpo dá quando algo está errado

Você sabia que o nosso corpo fala? Muitas vezes relutamos ou custamos a reconhecer os sinais que ele está tentando passar, porém, alguns deles podem indicar sérios problemas de saúde



“Há aqueles sintomas mais óbvios que despertam a atenção e levam os pacientes aos consultórios ou emergências, como febre ou dores intensas. Mas há outros que podem passar despercebidos e não recebem o cuidado devido”, adverte Ana Cristina Belsito, que é chefe do serviço de Endocrinologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ). De acordo com Belsito, uma queixa frequente dos pacientes é fadiga crônica.

“Muitas pessoas chegam para o atendimento relatando muito cansaço, acreditando que essa sensação se deve a algum desequilíbrio hormonal. Realmente, condições como hipotiroidismo, hipogonadismo ou mesmo menopausa podem causar cansaço”, adverte. 

A fadiga também pode estar atrelada a outros problemas, desde deficiência de vitaminas, alterações de glicemia, ansiedade e depressão a insônia e desequilíbrios hormonais, como o cortisol, conhecido como “hormônio do estresse” e que desempenha um papel importante no equilíbrio energético do corpo.  “

Níveis altos de cortisol, que estão associados ao estresse crônico, ou baixos, como ocorre na insuficiência adrenal, podem levar à fadiga crônica. Outras causas hormonais são o hipotiroidismo e o hipogonadismo, uma condição em que os testículos produzem quantidades inadequadas de hormônios sexuais, como a testosterona”, explica a especialista.

A saúde cardiovascular também pode provocar quadros de fadiga crônica, como explica a cardiologista Eliene Pinto de Souza. “Patologias como insuficiência cardíaca, as miocardiopatias, que são as doenças do músculo cardíaco, arritmias cardíacas e obstruções nas artérias coronárias podem deixar os pacientes bastante cansados”, afirma a profissional.  Portanto, fique atento (a) aos sinais do seu corpo, pois eles podem ajudar a diagnosticar doenças! A prevenção e a detecção precoce são fundamentais para um tratamento eficaz.  

Sinais do corpo que exigem atenção

Queda de cabelo: um dos sintomas mais comuns, pode ter causas diversas, como deficiência de ferro, hipotireoidismo e até sífilis;

Coceira na pele: pode ser sinal de alguma alergia ou problemas sistêmicos, como problemas no fígado, nas vias biliares ou nos rins;

Úlcera na pele: pode ser indicativo de insuficiência venosa, câncer de pele ou infecção sistêmica;

Unhas frágeis e quebradiças: podem revelar deficiências nutricionais, como falta de ferro, de biotina ou de proteínas; Pele seca e descamativa: condições como a baixa umidade do ar, deficiência de vitaminas, dermatites ou problemas hormonais podem deixar a pele seca;

Boca seca: pode ser causada pelo uso de medicamentos, desidratação, distúrbios salivares ou mesmo por condições autoimunes, como a Síndrome de Sjögren.

(Raquel Barreto/ Alta Astral)    

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]