Autotal/ Eduardo Rocha
A Volvo está trazendo para o Brasil a versão totalmente elétrica do pequeno XC40. Para animar o novo Volvo XC40 Recharge Pure Eletric foram escolhidos dois motores elétricos – um no eixo dianteiro e outro na traseira – que garantem, portanto, tração nas quatro rodas. A potência chega a 408 cv, enquanto o torque é de 67,3 kgfm. Este conjunto acelera o modelo de zero a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, com máxima limitada a 180 km/h.
Para movimentar o modelo, há uma bateria de 75 kWh de alta capacidade, que promete até 418 km de alcance no ciclo europeu WLTP ou 330 km no ciclo estadunidense EPA. O carregamento completo, com o wallbox de 11 kW, consome cerca de 8 horas. Nos carregadores encontrados em shopping e postos de combustíveis, esse tempo é o dobro.
O modelo traz um conteúdo semelhante às demais versões do XC40 e está sendo oferecido a partir de R$ 389.950, R$ 120 mil a mais que o modelo equivalente híbrido. Ao contrário disso, na Europa a versão puramente elétrica tem preços iniciais até mais baixos que a versão híbrida plug-in.