Terça-feira, 25 de Novembro de 2025

Agronegócio Terça-feira, 25 de Novembro de 2025, 18:24 - A | A

25 de Novembro de 2025, 18h:24 - A | A

Agronegócio / Exportações

, Mato Grosso ganha escritório da ApexBrasil para impulsionar novos mercados e ampliar presença internacional

A inauguração ocorreu nesta segunda-feira, 24, realizada em parceria com o MAPA e reuniu autoridades, empresários e adidos agrícolas



Reportagem/ Mapa

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) concluiu nesta segunda-feira (24/11), em Cuiabá, uma série de ações inéditas que marcaram a inauguração do Escritório da Agência no estado, ampliando sua presença institucional no Centro-Oeste e reforçando o apoio direto às empresas e produtores mato-grossenses.

A agenda, voltada à expansão das exportações e ao fortalecimento da atração de investimentos para o Mato Grosso, reuniu autoridades federais, empresários e representantes de entidades setoriais na capital e simboliza uma nova fase da atuação da ApexBrasil no estado.
 
“O Brasil voltou a ter um protagonismo muito grande no mundo, liderando o G20 e os BRICS neste ano, realizando missões internacionais e recuperando um espaço que não ocupava há cerca de 10 anos, graças à força da liderança do presidente Lula. A ApexBrasil dobrou sua presença no exterior e também o número de escritórios. Criada em 2003, a Agência chega agora a mais de 11 representações internacionais e decidiu, além disso, fortalecer sua atuação dentro do próprio país”, contou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
 
A ampliação do alcance internacional vem acompanhada de uma estratégia de presença mais próxima do setor produtivo brasileiro. “Não é possível ampliar nossa presença nacional no agronegócio sem olhar para o Mato Grosso. O estado é extraordinário, avançou muito, fez seu dever de casa e responde por perto de um terço do saldo positivo da balança comercial brasileira, algo em torno de US$ 30 bilhões ao ano. Por isso, decidimos instalar um escritório da ApexBrasil aqui, que começa a operar imediatamente e, a partir de janeiro, já estará implementando programas. Estar sediados na capital do agronegócio, na Federação da Agricultura do Mato Grosso, com apoio do presidente Vilmar, é uma forma de oferecer um instrumento concreto para facilitar a vida de quem produz e quer exportar”, ressaltou Viana.
 
Na mesma direção, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, lembrou que os avanços diplomáticos e a atuação conjunta entre governo federal e ApexBrasil já começam a gerar resultados concretos para o agronegócio brasileiro.

“ A Apex tem feito um belíssimo trabalho, juntamente com o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com o nosso vice-presidente Geraldo Alckmin, e o Ministério das Relações Exteriores. São 500 novos mercados abertos para os produtos da agropecuária brasileira em todo o mundo”, afirmou Fávaro.
 
“A ApexBrasil chega para reforçar um potencial que já é espetacular aqui no estado do Mato Grosso e para ajudar o Brasil a exportar mais. Não estamos falando apenas de soja, milho e algodão, mas de ampliar mercados. O DDG (Grãos Secos de Destilaria), por exemplo, que é uma indústria que se consolidou no Mato Grosso, o etanol de milho e o gergelim estão ganhando força. O gergelim, que praticamente não tinha comércio internacional há poucos anos e hoje já conta com 61 estabelecimentos habilitados para exportar para a China. Desses, 31 são mato-grossenses”, destacou o ministro.


Investimentos para ampliar exportações -Durante o evento, a ApexBrasil firmou convênios com três importantes entidades do agronegócio: Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), União Nacional do Etanol de Milho (UNEM) e Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE), que juntos somam mais de R$ 42 milhões. Os recursos serão aplicados em ações de promoção internacional, inteligência de mercado e expansão da presença brasileira no exterior, impulsionando as exportações de algodão, etanol de milho, feijões e pulses para novos mercados.
 
“ Eu costumo dizer que a UNEM começou como uma entidade estadual e se tornou nacional com a abertura do escritório em Brasília. A partir do convênio com a Apex, passamos também a ter atuação internacional, representados em diversos países pelos escritórios da Agência e em mais de 40 embaixadas brasileiras com o apoio dos adidos agrícolas. Essa parceria tem sido um sucesso, não apenas pelo aporte financeiro, mas por toda a estrutura, inteligência e capacidade de organização que a Apex nos oferece, permitindo estruturar novos mercados e fortalecer a presença do produto brasileiro no exterior”, afirmou Guilherme Nolasco, presidente executivo da União Nacional do Etanol de Milho (UNEM).

 Programas de qualificação para empresas 

 A ApexBrasil também lançou dois programas estratégicos que apoiarão o desenvolvimento exportador do estado conforme o grau de maturidade de cada empresa. O Qualifica Exportação, executado diretamente pela Agência, prestará consultoria especializada para empresas já preparadas ou em estágio avançado de exportação. Já o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) será executado em parceria com o Sebrae-MT e oferecerá qualificação gratuita e estruturada para micro e pequenas empresas com baixa maturidade exportadora. No total, os dois programas capacitarão 150 empresas mato-grossenses com investimento de mais de R$ 2,5 milhões.
 

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