Reportagem
Nova Bandeirantes mostra cada vez mais sua pujança no cenário econômico regional. Com grande vocação agrícola, o município conta com a pecuária de corte como a principal atividade, embora a produção de café, leite, hortaliças, soja e milho também façam parte desse contexto.
No entanto, outros segmentos como mineração, setor madeireiro, comércio e serviços, exercem um papel preponderante na economia com grandes volumes de negócios, gerando renda, gerando empregos e promovendo crescimento.
Dados colhidos junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA), apontam o município com o 8º maior rebanho bovino de Mato Grosso, chegando a um total estimado de 670 mil cabeças de gado.
O órgão estadual também fez levantamentos no tocante ao estoque de suínos, aferindo cerca de 4.681 animais. Já no caso de ovinos, são 3.223 e 154 caprinos.
Agronegócio - No levantamento feito pelo Indea, o município de Nova Bandeirantes conta hoje com uma área plantada de soja em torno de 14 mil hectares.
foto/ reprodução

Agricultura Familiar - A Agricultura Familiar exerce papel importante na economia local, na contribuição do volume de negócios gerados junto ao comércio local.
A cafeicultura do município vem recebendo todo o respaldo da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), com o trabalho feito à campo.
Segundo dados apontados pelo Indea, Nova Bandeirantes conta hoje com 120 produtores de café, que atuam continuamente na atividade. Na média, a produção cafeeira apresenta produção de 30 a 100 sacas por hectare. Essa variação se deve as condições de manejo difundida em cada propriedade, observando os produtores que já estão na produção de café irrigado e os convencionais.
A EMPAER também fez levantamento com referência a produção de arroz no município durante o ano de 2023, alcançando a média 200 hectares de área plantada, chegando a uma produção de 50 a 60 sacas por hectare.
O plantio do milho safrinha apresentou em linhas gerais de 300 a 400 hectares de área cultivada, cum média de produção de 50 a 70 sacas por hectare.
8º maior rebanho bovino de Mato Grosso, chegando a um total estimado de 670 mil cabeças de gado
Nas áreas de Assentamento em Nova Bandeirantes, a produção leiteira apresenta números expressivos, sendo grande parte do produto comercializada para os laticínios de Juara e Nova Monte Verde.
A cadeia produtiva leiteira local conta com cerca de 100 produtores, chegando a um volume de 150 mil litros de leite produzidos por mês.
A produção de hortifruti no município é incentivada através do fornecimento de alimentos para instituições do Poder Público local em várias demandas.
Produtos como frutas, legumes e verduras são comercializados para unidades escolares da Rede Municipal, o que resultou em um volume de negócios na ordem de R$ 50 mil ao mês.
foto/ reprodução

A EMPAER vem buscando apoiar o pequeno produtor rural nas questões relacionadas a preservação do Meio Ambiente, por meio de programas orientativos sobre reservas ambientais e áreas de preservação- APP.
Com esse trabalho, o produtor rural mantém o seu Cadastro Ambiental Rural (CAR) em dia, reduzindo a burocracia para a obtenção de recursos junto as instituições financeiras.