Domingo, 05 de Maio de 2024

Agronegócio Quarta-feira, 24 de Abril de 2024, 11:10 - A | A

24 de Abril de 2024, 11h:10 - A | A

Agronegócio / Cafeicultura

Presidente da Acafemat explica etapas de projeto da Cafeicultura na região

lta Floresta, Nova Bandeirantes e mais 10 municípios serão atendidos na região



José Vieira
Mato Grosso do Norte

O governador de Mato Grosso está trabalhando para fortalecer a cafeicultura na região Norte e Noroeste de Mato Grosso, através de um projeto que atende aos produtores, desde o plantio, com a distribuição de mudas, passando pela assistência técnica, manejo, adubação, estrutura de armazenamento, até a comercialização.
O presidente da Acafemat (Associação dos Cafeicultores de Mato Grosso), Douglas Santini Arantes Gonçalves, que acompanhou o deputado Dilmar Dal Bosco em reuniões com os produtores dos municípios da região na semana passada, explica como o projeto está sendo implantado e de que forma será o seu funcionamento no atendimento aos produtores.
Segundo ele, o projeto vem sendo bem recebido por produtores de café e pelos gestores municipais, com muito entusiasmo e a perspectiva de se transformar numa importante alternativa na economia regional.

Alta Floresta, Nova Bandeirantes e mais 10 municípios serão atendidos na região

A ação inicia com o fornecimento da muda melhorada geneticamente (Clonal) para o produtor de café, para ele fazer o plantio. Em seguida tem a assistência técnica através das prefeituras com a parceria da Empaer, sistema de armazenamento e o suporte para a comercialização da produção.
Douglas Santini enfatiza que a parceria com os municípios é importante para o sucesso do projeto, porque será aportado recursos para os viveiros municipais para a formação de mudas, além de implantação de secadores. De acordo com ele, a Acafemat terá um papel importante no projeto, na organização e união com associações de produtores para desenvolver as ações.
“Está prevista a contratação de técnicos especializados, visando suprir as demandas de ordem prática no campo de produção. O projeto vai atender Nova Bandeirantes, Alta Floresta e mais 10 municípios da região, partindo de Carlinda até Juína”, enfatiza.
Em Nova Bandeirantes, Douglas observa que o projeto iniciou desde junho do ano passado, com aceitação muito boa e apoio do prefeito Cesar Périgo e da Câmara Municipal.
Nova Bandeirantes conta com 100 produtores já cadastrados na Acafemat, mas no projeto já ultrapassa a 2 mil produtores, que poderão estar recebendo mudas até o final do ano.
“No final do ano teremos em Nova Bandeirantes 500 mil mudas disponíveis para os produtores com o custo zero”, revelou o presidente da Acafemat.
Conforme ele, a meta dos organizadores do projeto é trazer para a região modelos cooperativos que deram muito certo em ouros Estado brasileiros nas regiões Sul e Sudeste.
“A primeira etapa nossa agora é em forma de associação, porquê temos que unir o produtor, organizar e estruturar as associações locais. A partir do momento que as associações locais estiverem estruturadas, aí a gente muda de patamar e monta uma cooperativa”, pontua.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]