Jornal Mato Grosso do Norte
José Vieira do Nascimento Editor e diretor responsável de Mato Grosso do Norte
Para celebrarmos o aniversário de 41 anos de Alta Floresta, Mato Grosso do Norte, traz nesta edição, um caderno especial de 24 páginas, resultado de um trabalho árduo que envolveu toda a equipe do jornal por mais de 30 dias.
Buscamos um equilíbrio entre alguns fatos históricos que marcaram o início da implantação da cidade. Mas com ênfase no momento econômico atual, em que o município inicia um novo ciclo, com a transformação da logística viária, que coloca Alta Floresta em posição de destaque, através das rodovias MT 419 e BR-163, nos aproximando dos terminais portuários do Arco Norte, em Miritituba e Santarém no Pará. Se antes, os produtos de Mato Grosso seguiam para embarque no porto de Paranaguá, agora a rota é o estado do Pará, a 900 quilômetros de Alta Floresta.
Após 40 anos, a produção de grãos em grande escala, especificamente a soja, já é uma realidade, com tendência para crescer e transformar Alta Floresta em uma nova fronteira agrícola. E isto é relevante! Entretanto, não podemos perder de vista nosso forte compromisso com a sustentabilidade.
A perspectiva é de crescimento acelerado para os próximos anos. Alta Floresta ampliará as oportunidades para grandes, médios e pequenos investimentos. O futuro que nos aguardar é de grande magnitude.
Mas não podemos esquecer que ainda temos uma agenda para cumprir. Visto que dependemos de investimentos do governo estadual e federal na conclusão da BR-163. E, sobretudo, no asfalto da MT 419 e construção da ponte do rio Teles Pires, obras que ligará Alta Floresta à BR-163, passando por Guarantã do Norte.
Portanto, esta é a nossa bandeira! Da qual ainda estamos dependentes para consolidarmos a logística que nos colocará na vanguarda sobre as demais cidades que produzem grãos na região norte de Mato Grosso.
Diante disto, cumprindo seu papel de principal jornal de Alta Floresta e região, Mato Grosso do Norte, produziu este caderno, mostrando a realidade, sem esquecer a nossa história, mas com um olhar voltado para o futuro.
Agradecemos as empresas parceiras que, através de seus anúncios em homenagem à cidade, patrocinaram e tornaram possível esta importante edição.
Para concluir, parafraseando a celebre frase do ex-presidente americano, John Kennedy, cabível para esta ocasião: ‘Não pergunte o que o país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer pelo país”.
Nesta data em que comemoramos o aniversário de nossa cidade, é momento de refletir sobre o que podemos fazer para melhorá-la? Atitudes simples como não jogar lixo nas ruas é uma forma de contribuir.
Parabéns Alta Floresta!