Quarta-feira, 19 de Junho de 2024

Artigo Sexta-feira, 07 de Junho de 2024, 14:37 - A | A

07 de Junho de 2024, 14h:37 - A | A

Artigo /

Bem estar e longevidade na menopausa

As flutuações dos principais hormônios estrogênio, testosterona e progesterona podem acarretar diversos sintomas



Bruna Ghetti 

O organismo feminino passa por mudanças ao longo dos anos, porém na menopausa em que ocorre uma deficiência hormonal significativa podem haver sintomas significativos que interferem na qualidade de vida e longevidade.

 As flutuações dos principais hormônios estrogênio, testosterona e progesterona podem acarretar diversos sintomas tais como perda de memória, calores, cansaço, diminuição da libido, insônia, pele e mucosa vaginal ressecada, queda de cabelo além de variações emocionais.

 A menopausa ocorre geralmente dos 45-55 anos, período de maior percepção desses sintomas, porém muito antes dessa idade algumas mulheres já podem apresentar deficiência hormonal sintomática, por isso a importância da avaliação hormonal e ginecológica de rotina.  

Vantagens da reposição hormonal-A reposição hormonal feminina é grande aliada das mulheres que sofrem com os sintomas. Conheça os benefícios em realizá-la:

- Proporciona melhora da qualidade do sono, resolvendo a insônia;

- Diminui o fogacho, que são as ondas de calor que perturbam principalmente durante a noite

- Age de forma preventiva, evitando a perda óssea que leva à osteoporose;

- Ameniza a irritabilidade;

- Previne a depressão;

- Retarda o envelhecimento;

- Melhora a libido sexual e a lubrificação intima, diminuindo inclusive as chances de infecção urinária que nessa fase estão muito associadas ao ressecamento;

- Reduz o risco de doença cardiovascular e outras doenças degenerativas como Alzheimer.

A menopausa ocorre geralmente dos 45-55 anos, período de maior percepção desses sintomas, porém muito antes dessa idade algumas mulheres já podem apresentar deficiência hormonal sintomática

 Entenda como funciona a reposição Hormonal-A reposição hormonal isomolecular têm a mesma composição química que o hormônio produzido naturalmente, por isso, age da mesma forma ao ser administrada no corpo. Age em nosso receptor celular, minimizando os sintomas da menopausa e prevenindo nosso organismo de doenças e sintomas que poderiam ocorrer por motivo de ausência hormonal como citado acima.

 Reposição Hormonal com Implantes em doses personalizadas- Muito estudada e atualmente com embasamento científico consistente, a reposição hormonal isomolecular (conhecida como bioidêntica) é muito segura.  Temos como novidade nessa modalidade o Implante Hormonal Absorvível, aprovado pelo FDA, e com as seguintes possibilidades de tratamento:

-Endometriose e cólicas;

-TPM e variações do fluxo menstrual;

-Deficiência de testosterona que causa falta da libido;

-Reposição hormonal na menopausa e todos os benefícios já descritos em literatura;

-Sintomas do climatério: fogachos, irritabilidade e insônia . O benefício da reposição hormonal com implantes é que além da segurança e comodidade ela é individualizada, ou seja, após a avaliação minuciosa da paciente solicitamos o implante necessário para cada caso, pois “mulheres diferentes necessitam de dosagens diferentes”.

 Atualmente vivemos a modernidade e as vantagens que a ciência nos proporciona, para viver muito e viver bem! Converse com seu ginecologista de confiança sobre as possibilidades e opções de tratamento e seja feliz.    

Bruna Ghetti é ginecologista

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]