José Vieira/ Mato Grosso do Norte
A prefeitura municipal de Carlinda, através da Secretaria de Meio ambiente e Turismo, em parceria com Aapec, Conselho Municipal de Meio Ambiente e as pousadas Tô Atoa, Recanto Toca do Tatu, realizou no último final de semana uma grande ação de limpeza na margem esquerda do rio Teles Pires.
O mutirão contou com a participação de voluntários, que se uniram para realizar o recolhimento dos lixos, organizados em 20 equipes inscritas e três embarcações de apoio. Foram percorridos 120 quilômetros pela margem do rio e uma grande quantidade de lixos, deixadas por frequentadores da região, foram recolhidas.
4 caçambas de lixo foram recolhidas da margem do rio
Quatro caminhões caçambas foram enchidos para o descarte adequado dos resíduos. Os organizadores avaliam o resultado da ação como um sucesso. Mas também evidenciam a preocupação com a falta de conscientização de pessoas que frequentam as margens do rio Teles Pires, para pescaria e lazer. E deixam muito lixos espalhados na natureza, poluindo as margens do rio. Não se preocupam com o meio ambiente, pois não recolhem o lixo que produzem para dar uma destinação correta.
“Gostaria de expressar meu reconhecimento pelo trabalho realizado na 1ª Edição de Limpeza do Rio Teles Pires. Foi uma honra para a Pousada Recanto Toca do Tatu poder contribuir com essa ação tão importante para o nosso turismo, meio ambiente e nossa comunidade. Parabenizo a Prefeitura Municipal de Carlinda, na pessoa do Prefeito Pastor Fernando, assim como todos os envolvidos pelo empenho e dedicação. Ver tantas pessoas unidas em prol de uma causa tão nobre reforça o quanto o trabalho em equipe pode transformar realidades. Que essa iniciativa seja apenas o começo de muitos outros projetos voltados à preservação do nosso patrimônio natural. Conte sempre com nosso apoio!”, ressaltada advogado Luís Cuissi e sua esposa Adriana que são proprietários da Pousada Recanto Toca do Tatu, no rio Teles Pires em Carlinda.
A ação contou também com apoio da Polícia Militar, Sema, Marinha do Brasil e Polícia Civil.