Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
Uma nova nomenclatura foi dada a Semana do Excepcional. Agora o período será chamado de Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual.
A Semana que tem objetivo a conscientização e debates voltados às necessidades à pessoa com deficiência, é celebrada em todo o país.
As atividades iniciam nesta quarta-feira, 21 e estendem até 28 de agosto. Em Alta Floresta, a APAE- Associação e Pais e Amigos dos Excepcionais (Escola de Educação Especial Alice Augusta de Oliveira) estará realizando atividades que visam a comemoração da data e enfatizando um tema específico: “Quem Somos e o que Fazemos”.
De acordo com a diretora escolar da APAE-AF, Adriana Moura, o objetivo é difundir mais a identidade da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais. “O movimento Apaeano em 2024, completa 70 anos de história, de desenvolvimento e atividades. Então, a finalidade da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual é falar da nossa história”, disse a diretora.
Adriana ainda explicou sobre a programação que será realizada durante este período. “A gente procurou para essa semana, algumas atividades diferenciadas, tais como: palestras sobre assistência social, palestras na escola com psicólogos, passeios, dinâmicas com os alunos e, no último dia, fechando as atividades teremos cinema. Todos os dias da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual terão atividades voltadas para os alunos, para a inclusão, para mostrar a identidade e o trabalho da APAE”, ressalta a diretora escolar.
Acesse o nosso grupo do Whatsapp e receba notícias em tempo real - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr
De acordo com Adriana, todo o trabalho é pensado e feito com carinho, buscando atender o propósito maior, que é atrair a atenção de todos, para uma realidade que insisti em permanecer.
“Apesar dos direitos e avanços conquistados, as pessoas com deficiência ainda sofrem resistências, mesmo a lei determinando que toda pessoa com deficiência, tem direito à igualdade de oportunidades com as demais e não devem sofrer nenhuma espécie de discriminação”, observa.
Adriana Moura lembra que a data comemorativa foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, sendo desenvolvida pela Federação Nacional das APAES (Fenapaes) desde 1963, entre os dias 21 e 28 de agosto. Ela faz questão de frisar que a expectativa, além de boa é muito grande e informa que as atividades serão direcionadas apenas para alunos da APAE.