Jornal Mato Grosso do Norte
Edemar Savariz
Mato Grosso do Norte
A Caravana da Transformação chega a sua 7ª edição. Por onde tem passado tem transformado a vida de muitas pessoas, levando mais cidadania e saúde aos mato-grossenses. No norte de Mato Grosso, Alta Floresta foi escolhida para ser a anfitriã e outras 11 cidades adjacentes serão atendidas nesta etapa.
José Arlindo de Oliveira Silva, Secretário de Gabinete do Governador e Coordenador Geral da Caravana, disse que para a organização desta etapa, contou com o apoio de todos os municípios que serão atendidos e, principalmente, da comunidade.
“Há cerca de 30 dias estivemos em Alta Floresta e fizemos uma reunião com os secretários adjuntos de Saúde de 12 cidades, discutindo a organização da caravana. Alta Floresta ficou com a cidade sede e das outras cidades virão caravanas com as pessoas que serão atendidas aqui”, disse José Arlindo.
Para a realização de um evento deste porte, José Arlindo informa que parcerias são inevitáveis. “O nosso trabalho engloba o estado, mas neste caso contamos com o apoio dos municípios e também com a comunidade. Para esta caravana foram treinados em torno de 540 voluntários, pessoas da comunidade que vieram no intuito de ajudar outras pessoas. Ficamos muito impressionado com este número de voluntários, já é recorde entre todas as outras caravanas realizadas”, comemora José Arlindo.
Para o Coordenador Geral, este projeto tem uma importância muito grande para todos os mato-grossenses, principalmente aqueles que são atendidos no decorrer do evento. “Muitas vezes as pessoas que necessitam de algum atendimento, tem que se deslocar do interior e ir até a capital, aguardar e fazer credenciamento. Aqui, nós temos que dar soluções na hora. É um dinamismo muito bom para o próprio Estado. Todos os secretários que vem para a caravana tem a oportunidade de verificar o que a sua secretaria está fazendo para esta comunidade”, disse o coordenador.
José Arlindo explica que o principal objetivo da Caravana é o tratamento de saúde. “A saúde vem antes e já começa o atendimento. Na parte de cidadania serão dois dias, sexta-feira e sábado e cada secretaria do governo que tem serviços para o cidadão estarão presentes aqui no município. Os cidadãos poderão emitir a primeira via de carteira de identidade, onde a foto será totalmente gratuita, entre os outros documentos como CPF e Carteira de Trabalho”, informa o coordenador.
“Temos uma grande parceria com o tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, os juízes irão montar aqui praticamente uma vara. Serão atendidas pessoas que tem algum problema com o reconhecimento de paternidade, inclusive serão feitos exames de DNA através do programa ‘Pai Presente’“, enfatiza.
O Coordenador da Caravana comemora o resultado da abertura do evento. “A Caravana de Alta Floresta está sendo sucesso total. Estou muito feliz com os resultados obtidos. Somente no primeiro dia estamos trazendo para dentro da caravana aproximadamente 1400 pessoas e estamos esperando para os 10 dias de evento um total de 10.500 pessoas. Também estamos montando o Gabinete do Governador, onde diversas reuniões que foram agendas estarão sendo feitas aqui, inclusive, o governador Pedro Taques, também estará aqui em Alta Floresta participando da caravana”, finaliza José Arlindo.
O Tenente Coronel Abadia José da Cunha Júnior, Secretário Adjunto de Proteção e Defesa Civil e Coordenador de Logística da Caravana da Transformação, disse que Alta Floresta está superando as expectativas. “A participação da população neste primeiro dia é surpreendente, foram mais de 1200 pessoas atendidas nas primeiras três horas do evento. Às 8 horas da manhã já tinha esgotado a capacidade de atendimento que é de 800 pacientes. Nós percebemos que a população entendeu a nossa vontade de trazer este serviço para a esta região do estado e até agora aconteceu tudo dentro do que foi planejado”, comemora o Tenente Coronel.
Para o coordenador de logística, a caravana é a devolução do imposto que o cidadão paga, através de serviços essenciais. “Nós reconhecemos que a saúde tem muitos problemas, mas com a caravana estamos diminuindo o tempo de espera de quem precisa de uma cirurgia de catarata. E temos visto em cada atendimento a felicidade explicita em cada cidadão”, finaliza Abadia.