Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026

Atualidades Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026, 14:20 - A | A

13 de Fevereiro de 2026, 14h:20 - A | A

Atualidades / EMERGÊNCIA!

Chuvas intensas: municípios da região norte estão em situação de emergência

Chuvas provocam alagamentos, danificam estradas e deixam moradores em situação de isolamento



José Vieira/ Mato Grosso do Norte

As chuvas intensas no início do mês de fevereiro causaram enormes danos na malha viária de vários municípios do norte de Mato Grosso. O excesso de chuvas, além de comprometer a logística provocaram prejuízos e dificuldades para a população. Em cidades como Matupá e Guarantã do Norte, muitas famílias tiveram suas residências invadidas pelas enxurradas.

Diante desta situação caótica, de alagamentos de áreas urbanas e intrafegabilidade das estradas de acesso às comunidades rurais, vários municípios decretaram situação de emergência.
Os dois municípios mais afetados pelas fortes chuvas foram Matupá e Guarantã do Norte. E ambos estão em situação de emergência.
Em outros municípios, apesar de não haver decreto de emergência, a situação é de muitas dificuldades, exemplo de Nova Canaã do Norte.
O município tem extensa malha viária e a Prefeitura trabalha em ritmo diferenciado para atender os muitos pontos de intrafegabilidade.
Em Matupá, o prefeito Bruno Mena assegura que há várias equipes trabalhando em diferentes pontos do município. A Prefeitura formou uma força-tarefa, coordenada pela Secretaria de Obras, mas com o apoio de outras secretárias, para atender as demandas, com máquinas em diversas estradas para recuperar a trafegabilidade e devolver o acesso aos moradores.
Na estrada E-60, uma das principais vias de escoamento de grãos em Matupá, o tráfego está normalizado. Bruno observa que transitam uma média de 150 carreta por dia na colheita de soja e do milho pela E-60.
“Em números oficiais, choveu nos últimos 10 dias mais de 400 milímetros na região. Estamos trabalhando até às 9 horas da noite, com diversas secretarias, como Urbanismo, Meio Ambiente e Agricultura junto com a Obras, na ativa para liberar o tráfego. Estamos procurando fazer o melhor para resolver e atender a população”, disse o prefeito Bruno.
Bruno decretou situação de Emergência no município no dia 9 de fevereiro. De acordo com o decreto, a precipitação de chuvas foi superior a 220 milímetros em um período de 12 horas, ‘caracterizando evento meteorológico extremo’.

Foto/ Sílvio Dutra

foto

 


 

Guarantã do Norte - Em Guarantã do Norte, a gestão municipal decretou Situação de Emergência no dia 10 de fevereiro.
O documento relata a ocorrência de precipitação pluviométrica intensa e atípica no território municipal.
“Relatório técnico da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, atesta diversos pontos de alagamentos, impacta na estrutura urbana, na mobilidade e segurança da população”, descreve o decreto de Emergência.
Segundo o vereador Sílvio Dutra houveram muitos pontos de alagamentos, com grandes estragos, comprometendo pontes e bueiros e resultando em grandes dificuldades para o tráfego dos moradores.
Na cidade, muitas ruas foram tomadas pelas águas há residências que foram alagadas, causando prejuízo aos moradores. O decreto da Prefeitura de Guarantã do Norte tem validade de 180 dias.

Colíder - O prefeito de Colíder, Rodrigo Benassi, também decretou Situação de Emergência no município pelo período de 180 dias, em razão dos danos causados pelas intensas chuvas registradas nos últimos quarenta dias.
Relatório da prefeitura aponta que aproximadamente 956 quilômetros da malha viária rural foram afetados, com registro de danos em estradas vicinais, pontes, bueiros e pontilhões, além de alagamentos que resultaram no isolamento de comunidades rurais.
O prefeito aponta que o município contabiliza R$ 992.110,57 em gastos emergenciais, utilizados em ações imediatas para minimizar os danos. No entanto, a estimativa é de que sejam necessários aproximadamente R$ 2,5 milhões adicionais para a recuperação das estradas vicinais atingidas.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]