A Cia. Pão Doce de Teatro, de Mossoró (RN) retornou nesta quarta-feira ao estado do Mato Grosso para temporada do espetáculo “A Casatória c’a Defunta”. Em Alta Floresta o grupo ministra oficina de Musicalização para Atores e Não-Atores, na sede do Teatro Experimental e apresenta gratuitamente na unidade Sesc o seu espetáculo, uma comédia romântica, que evidencia a cultura popular nordestina através da cena e da musicalidade de uma história de amor, amizade, respeito e equilíbrio entre os mundos real e espiritual.
Com um texto delicado e metafórico, os atores retratam a vida e a morte como distintas e ao mesmo tempo equivalentes, utilizando da música como um elemento dramático, e navegando entre os ritmos populares do nordeste e canções autorais executadas ao vivo.
Visando interagir com o mundo sem comprometer os recursos naturais das gerações futuras, o grupo utiliza na construção cenográfica do espetáculo, elementos redefinidos em suas funções. É o princípio da sustentabilidade presente no figurino e no cenário, construídos de lona, estopa, madeira de descarte, cobertores, couro, vara de pescar, retalhos de tecidos, calçados velhos, e na iluminação de baixo consumo.
No estado do Mato Grosso, a Cia. Pão Doce de Teatro, passará ainda por Cárceres, Juscimeira, Barão de Melgaço e Poxoréu, partindo em seguida para Campo Grande (MS). Ao fim de cada sessão, o público terá a oportunidade de debater com os atores sobre o processo de montagem de um espetáculo criado a partir de causos sertanejos, que vão desde os contos populares de assombração, até as cantorias, incelenças e cantigas de roda, explorando os elementos da cultura tradicional nordestina.
Entre espetáculos, oficinas, intercâmbios e debates, o grupo circula desde abril pelo Circuito Palco Giratório promovido pelo Sesc, e já passou por cidades de sete estados brasileiros mais Distrito Federal. Até novembro, passará ainda por trinta e seis cidades de dez estados. A Cia. Pão Doce de Teatro segue desde 2002 uma linha de atuação que contempla todas as idades, e hoje figura entre as grandes companhias teatrais do cenário cultural norte riograndense.
SINOPSE DO ESPETÁCULO - Cinco atores em “pés-de-banco” levam a magia para as ruas a partir da história do medroso Afrânio, que está prestes a casar-se com a romântica Maria Flor, mas acidentalmente casa-se com a fantasmagórica Moça de Branco, que o leva para o submundo. Lá, o jovem irá fazer valorosos amigos e aprenderá uma grande lição, porém está disposto a não desistir do seu amor verdadeiro, mesmo que isto lhe custe a própria vida. O Espetáculo tem direção de Marcos Leonardo de Paula e Texto e Música originais de Romero Oliveira. No elenco: Mônica Danuta, Paulo Lima, Lígia Kiss, Romero Oliveira e Raull Davyson.