Assessoria
Apesar da economia estar estagnada devido a pandemia do Coronavírus, a movimentação de pessoas nas agências bancárias em Alta Floresta continua com grande fluxo de clientes, principalmente o Banco do Brasil e Caixa Econômica.
Esses bancos são os mais procurados pela população para o recebimento de benefícios sociais provenientes do governo federal.
Mato Grosso do Norte solicitou informações junto a assessoria de imprensa do Banco do Brasil, sobre os protocolos de prevenção e segurança, para evitar o contágio do Coronavírus, que o banco está adotando para proteger os clientes que precisam utilizar os serviços oferecidos pelas agências.
O Banco do Brasil informou que todas as medidas de segurança, como atendimento aos decretos municipais estão sendo seguidos por suas agências, tanto em Alta Floresta como nas demais cidades.
“As agências do Banco do Brasil em todo o país passaram a operar das 10 às 14 horas desde o dia 24 de março. As unidades atendem em contingenciamento, com triagem de acesso às salas de atendimento e em conformidade com decretos locais”, informou.
No caso de Alta Floresta, conforme a assessoria, o atendimento foi definido para o intervalo entre 9 e 14hs. O BB faz triagem para o acesso à sala de autoatendimento. A entrada é autorizada para 10 a 15 clientes de cada vez - o que garante o distanciamento mínimo de dois metros entre cada pessoa recomendado pelo Ministério da Saúde e por decreto local. O BB, conforme as informações repassadas ao jornal, oferece álcool em gel para os usuários dos terminais e mantém pelo menos três funcionários treinados para o formato 'Posso ajudar?'.
A sala de autoatendimento e a calçada em frente a agência do Banco do Brasil em Alta Floresta, foram sinalizadas com novas faixas amarela na segunda-feira, 13, com a indicação do distanciamento recomendado.
Já o atendimento presencial (no interior da agência) é oferecido somente em casos essenciais e de forma excepcional, como nas situações de desbloqueio de senha, desbloqueio de cartão, saques de benefícios sociais sem cartão, atendimento referente aos programas sociais destinados a aliviar as consequências econômicas do novo coronavírus e a pessoas com doenças graves.
Para pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS foi estipulado horário especial pelo BB, visando minimizar as aglomerações desse grupo de risco. Foram selecionadas agências que concentram o maior volume de pagamentos, com horário diferenciado, das 9 às 10hs, exclusivamente para os atendimentos essenciais a esse público.
O Banco do Brasil informou também que selecionou outro grupo de agências com grande fluxo de beneficiários e viabiliza a abertura das salas de autoatendimento das 6 às 22horas. O Banco orienta que, ao procurar uma dessas salas, as pessoas mantenham a distância mínima de dois metros entre si.
As salas são monitoradas de forma a garantir seu pleno funcionamento em relação a abastecimento de numerário, limpeza permanente do ambiente e segurança.
O banco, entretanto, orienta seus clientes a usarem os serviços disponíveis em sua plataforma e canais digitais. “Todos os demais serviços bancários oferecidos pelo BB aos seus clientes, como crédito, renegociação de dívidas, abertura de contas, bem como pagamentos e transferências estão à disposição por meio de sua plataforma digital”, observa,
O atendimento remoto no BB pode ser acessado por meio de suas diversas soluções digitais, como o Aplicativo BB (smartphone) e o portal do BB na internet (bb.com.br), além do WhatsApp (61) 4004-0001, da Central de Atendimento BB (0800-729-0001) e pelas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin). O BB ainda disponibiliza atendimento pelos terminais de autoatendimento, Banco 24 Horas e correspondentes bancários.
Caixa - Com relação a Caixa Econômica, as informações obtidas são que a agência está funcionando das 9 às 10hs conforme o decreto do município de Alta Floresta. Das 10 às 13hs o atendimento é normal, com limite de 30 pessoas e respeitando as orientações de prevenção do Ministério da Saúde.