Segunda-feira, 24 de Março de 2025

Atualidades Sexta-feira, 15 de Março de 2024, 08:45 - A | A

15 de Março de 2024, 08h:45 - A | A

Atualidades / Golpes no Bolsa Família

Coordenador do programa alerta beneficiários sobre ação de quadrilha

Um link que direciona as vítimas para outros canais é disponibilizado para a efetivação do recadastro



Ilson Machado
Mato Grosso do Norte

Um novo golpe aplicado por meio de aplicativos e plataformas na internet vem fazendo vítimas entre os beneficiários do Programa do Governo Federal, Bolsa Família, que se tornaram alvos da ação de criminosos, conforme explica Valdecir Pires, Coordenador do Cad/Único e do Bolsa Família em Alta Floresta.
Em entrevista ao jornal Mato Grosso do Norte, na terça-feira, 12, o Coordenador alerta sobre a forma que vem utilizada pelos criminosos para enganar os beneficiários e ter acessos as suas contas. Com informações preliminares sobre a vítima, os golpistas usam como argumento que a pessoa corre o risco de perder o direito ao benefício caso o cadastro não seja atualizado imediatamente.
Um link que direciona as vítimas para outros canais é disponibilizado para a efetivação do recadastro. A vítima então acessa o endereço virtual, acreditando estar se recadastrando no programa, quando na realidade está tendo sua conta invadida.
Em alguns casos a conta pode ser bloqueada e o dinheiro do benefício indo parar no bolso dos golpistas. Valdecir Pires alerta que a melhor forma de se proteger de golpes do gênero é não compartilhar nenhum tipo de dado ou informação pessoal via ligação ou mensagens em aplicativos de conversa.
"Se você recebeu alguma mensagem para entrar em aplicativo, para confirmar seus dados, não faça isso! Não aceite, não clique, não digite, não confirme nada que não for pelos meios oficiais", orienta o Coordenador.
Conforme Valdecir, no caso do programa Bolsa Família, ele lembra que a comunicação é feita apenas de forma presencial no CRAS [Centro de Referência de Assistência Social] da Cidade Alta e no CRAS localizado na Rua E-1, ou na própria gestão do Bolsa Família no prédio da prefeitura, jamais por telefone.
Esta mesma orientação serve para beneficiários de outras cidades da região, que também devem procurar o CRAS ou a prefeitura para tirar suas dúvidas sobre o Bolsa Família.
Valdecir Pires informa que, em Mato Grosso, já foram mais de 100 vítimas desse golpe e teve, inclusive, pessoas de Carlinda, Paranaíta e Alta Floresta que sofreram prejuízos com o falso recadastramento que está sendo praticado por uma quadrilha especializada, com ramificações em todo o Brasil.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]