Quarta-feira, 30 de Julho de 2025

Atualidades Sexta-feira, 06 de Março de 2020, 00:00 - A | A

06 de Março de 2020, 00h:00 - A | A

Atualidades /

Dia Internacional da Mulher |



Reportagem

Mato Grosso do Norte

Entrevista: 2º Tenente PM Eveline Wayda de Araújo Oliveira, da polícia Militar em Alta Floresta

Na sua opinião, qual é a motivação para o crescimento da violência contra a mulher?
R- Eu acredito que, grande parte da motivação para esse crescimento da violência, se inicia na infância e tem muita ligação sobre o que a criança recebe de sua base familiar, criança que recebe amor também dará amor. Em grande parte dos casos, a criança cresce em um ambiente violento, em um lar desestruturado onde ele também presencia o pai violentando sua mãe, com isso reproduzirá o que aprendeu, o que viu em casa, pois acredita que é certo. Então, é preciso ensinar o menino de hoje para que o homem de amanhã trate não só as mulheres, mas todos os seres humanos com respeito.
Qual o aconselhamento que a sra. Faz para as mulheres que estão enfrentando situação de assédios moral, sexual e ameaças de seus parceiros?
R- Não se sinta coagida a denunciar, mesmo que você acredite ser a pessoa que você mais ama por ser um relacionamento duradouro e pensa que ele vai mudar. Não tenha medo! Denuncie, busque ajude, a vida precisa continuar, não aceite ser agredida, isto não é certo e você não é culpada
A estrutura de atendimento que o estado disponibiliza para proteção as mulheres que sofrem ameaças de seus parceiros, é eficiente para protegê-las?
R- Conheço de perto o trabalho que a Promotora de Justiça - Dr Lindinalva Rodrigues da 15º Promotoria Criminal, faz juntamente com sua equipe de trabalho em prol de todos os casos que chegam. A Polícia Militar também tem implementado ações, o estado inteiro vem se mobilizando para auxiliar e em Alta Floresta não é diferente, iniciações ações de conscientização da sociedade para o assunto.
Acha que alta floresta necessita de uma delegacia da mulher?
R- Acredito que, um centro regional especializado em atendimento para a mulher, agregaria valor sim nas ações de segurança pública direcionadas a este público.

Na sua opinião, qual o maior desafio da mulher do século 21?

R- O maior desafio está dentro de cada mulher, de não permitirmos ser quem desejamos ser, sem se importar com o que os outros pensam disso, se vão duvidar ou achar que somos fracas, sem duvidar das nossas próprias capacidades mesmo que a imposição criada pela sociedade seja forte. Precisamos lutar e nos defender e por fim, lembrar que: lugar de mulher é onde ela quiser.
Como é ser mulher numa corporação que é na maioria, predominante de homens. Já aconteceu algum tipo de assédio pelo fato de ser mulher?
R-Nossa corporação segue padrões hierárquicos. Como oficial sou respeitada tanto pelo meu posto de tenente, quanto pela minha forma de comandar e liderar. 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]