Reportagem/ Mato Grosso do Norte
A reforma e ampliação da Escola Técnica Estadual SECITECI, Unidade de Alta Floresta, segundo o professor Miguel Julio Lorin, diretor da Unidade, estão praticamente terminadas, mas alguns detalhes ainda faltam serem concluídos.
No entanto, disse em entrevista ao jornal Mato Grosso do Norte, nesta quinta-feira, 15, que agora em 2026 as obras seguem a todo vapor. “Estamos aguardando a equipe de reforma finalizar para podermos marcar a reinauguração. Mas deve acontecer em breve, apesar de ainda não ter uma data definida”, enfatiza Miguel.
Em 2025, o Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT) investiu na inauguração e modernização das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), instituições que oferecem educação técnica profissionalizante de forma gratuita em diversos municípios mato-grossenses.
Segundo Miguel, a estrutura da SECITECI em Alta Floresta está recebendo investimentos importantes. Com isto, ampliará ainda mais sua capacidade de atender com cursos profissionalizantes, jovens e adultos.
Com a revitalização da ETEC de Alta Floresta, as salas de aula, informática e laboratórios, passam a contar com uma estrutura moderna para atender os estudantes. Também foram realizadas melhorias no auditório e refeitório, ampliando ainda mais a qualidade destes ambientes.
O professor informa que a ETEC Alta Floresta terá cursos nos três períodos, voltados para estudantes a partir de 17 anos, cursando o 2º ano e jovens e adultos que já concluíram essa etapa e buscam certificação técnica.
“Serão turmas de Ensino Médio Profissionalizante dos Cursos Técnico em Agricultura, Técnico em Agronegócio e Técnico em Agropecuária período matutino e Técnico em Informática no período vespertino”, acentua o diretor.
Já no período noturno será ofertado os cursos Subsequentes de Técnico em Agropecuária, Análises Clínicas e no segundo semestre, novos cursos iniciarão. “Neste momento, estamos com matrículas abertas para o Curso “Cuidador de Idoso” no período noturno”, avisa Miguel.
Para o Curso de Cuidador de Idoso, o período de inscrição e matrículas serão de 19 a 23 de janeiro de 2026. E deverão ser realizadas presencialmente, por ordem de chegada, mediante entrega de toda a documentação exigida, conforme edital.
Serão 20 vagas, no período noturno, carga horária de 160 horas na Modalidade de Aulas presenciais. Início das aulas será em 02 de fevereiro na ETEC-AF, localizada Travessa Sandra Murata Ito, nº 10 - Praça do Aviã









